São Paulo, terça-feira, 08 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

A chama, o dragão, o capitalismo

ROMA - Nada contra os protestos que tomaram conta de Londres e de Paris durante a passagem da tocha olímpica. Mas que há neles um duplo padrão no Ocidente, é difícil negar, ainda mais agora que Hillary Clinton (e, antes, Nicolas Sarkozy, ainda que tenha depois se desdito) pede o boicote aos Jogos de Pequim. Boicote, fique claro, apenas das autoridades, não dos atletas.
Aí já começa a exibição de duas faces. Se há um problema de violação aos direitos humanos, não é mais vistoso, do ponto de vista dos chineses, exibir a bandeira (da França, dos Estados Unidos ou de quem seja) nas mãos dos atletas, em vez de fazê-lo apenas na lapela de Bush ou de Sarkozy, como habitualmente ocorre em viagens ao exterior de chefes do governo?
A mensagem que ficaria seria esta: somos contra a violação dos direitos humanos, mas não suficientemente contra para reter em casa nossos atletas.
Não estou defendendo o boicote, por duas razões principais. Primeiro, não tenho claro se esse é um caminho eficaz para evitar violações aos direitos humanos onde quer que seja. Segundo -e principal: a lista dos países em que as liberdades públicas são cotidianamente pisoteadas é extensa, o que significa que uma fatia significativa dos países-membros do Comitê Olímpico Internacional deveria ficar de quarentena (pelo menos).
Até os Estados Unidos, depois de Abu Ghraib e de Guantánamo, não têm lá muita moral para passar sermões sobre o assunto.
O grave, no caso da China, é que literalmente todo o mundo fechou os olhos a seus problemas políticos, institucionais e de direitos humanos a partir do momento em que o regime continuou comunista na política, mas virou capitalista na economia.
Foi para o lixo a teoria de que democracia liberal e capitalismo caminham de braços dados. O capitalismo, sim, caminha. Sozinho.


crossi@uol.com.br

Texto Anterior: Editoriais: Custo São Paulo

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Baixou polícia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.