São Paulo, sábado, 08 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Eleição eletrônica

BRASÍLIA - É da maior relevância a decisão da TV Globo de fazer uma cobertura ampla da eleição presidencial em seus programas noticiosos.
Entre outros ineditismos, os candidatos serão entrevistados, ao vivo e mais de uma vez cada um, pelos apresentadores do "Jornal Nacional".
Todos os telejornais da emissora farão entrevistas exclusivas com os presidenciáveis. Haverá debates. Será a maior cobertura eleitoral da TV Globo desde a volta da eleição direta para presidente, em 89.
A decisão é excelente. A emissora líder no país demonstra interesse em fazer jornalismo sobre um tema que certamente não dará tanta audiência como a Copa do Mundo.
Mas haverá consequências. A mais evidente é que as outras emissoras de TV certamente também vão desejar fazer o mesmo. É a lei do mercado. A agenda dos candidatos ficará premida por convites para entrevistas e debates nos meios eletrônicos.
Uma entrevista para um jornal impresso é rápida. O candidato fala em qualquer lugar, até pelo telefone.
Aparecer por dez minutos ao vivo no "Jornal Nacional" requer um preparo maior. Talvez passar o dia todo sem agenda de rua. Ninguém quer aparecer na frente de 27 milhões de telespectadores-eleitores com a cara abatida ou sem as idéias no lugar.
Menos comícios. Mais TV. Esta será a eleição presidencial mais eletrônica de todas as que o Brasil já teve. O horário eleitoral gratuito não poderá falsear demais as imagens dos candidatos. Todos aparecerão ao vivo nos telejornais, mostrando suas reais qualidades e defeitos.
Quem vai se sair melhor nesse tipo de ambiente? Lula, Serra, Garotinho ou Ciro? Difícil dizer.
Por que a Globo tomou esse rumo? Outra pergunta sem resposta. É melhor esperar o resultado para depois, se for o caso, emitir opinião.


Texto Anterior: Nova York - Clóvis Rossi: O profeta do dinheiro
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: A ética auto-sustentável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.