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MARCAS QUE SE APAGAM
Para mais de uma geração de paulistanos, a marca G. Aronson parecia
mais que uma mera loja. Dava a sensação de fazer parte do cenário urbano da cidade, tão inamovível quanto,
por exemplo, o viaduto do Chá ou a
polêmica estátua de Borba Gato, na
avenida Santo Amaro, na zona sul.
Não é mais assim. A G. Aronson faliu. Não é o primeiro nem será, certamente, o último dos símbolos da cidade que desaparecem ou entram em
crise gravíssima. O exemplo do Mappin talvez seja ainda mais eloquente,
pelo que o velho prédio da loja na
praça Ramos de Azevedo simbolizou
ao longo dos anos, como ponto de
referência para os paulistanos.
Nem é uma situação circunscrita à
cidade de São Paulo, como mostrou
recente reportagem desta Folha a
respeito de marcas tradicionais engolidas por dificuldades econômicas
em várias outras capitais brasileiras.
É claro que há inúmeras causas para
explicar a morte súbita (ou não tão
súbita) de empresas que pareciam de
uma solidez inabalável. Vão desde a
inadequação aos novos modelos de
gerência à escassez de crédito, passando por disputas familiares que
impedem uma boa gestão e pela concorrência com gigantes internacionais, com melhor tecnologia administrativa e de vendas, assim como
maior capacidade financeira.
Em se tratando de comércio e de negócios, é difícil ver a falência da G.
Aronson ou de outros antigos símbolos comerciais de diferentes cidades por outro ângulo que não seja o
da economia e o da administração.
Mas é também difícil conter o sentimento de que, de certo modo, as falências suprimem marcos das cidades. Há algo de simbólico no fato de
que tais nomes familiares sejam apagados do cenário econômico e urbano. Mais do que nunca, passou o
tempo da estabilidade, da segurança
das referências tradicionais, que não
resistirão a menos que se submetam
a um árido e pouco sentimental trabalho de renovação contínua.
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