UOL




São Paulo, segunda-feira, 08 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO E INTEGRAÇÃO

O saldo comercial brasileiro bate recordes e evidencia que os exportadores não apenas aproveitaram a recuperação dos preços das commodities e de mercados tradicionais, como EUA e Argentina, mas também obtiveram ganhos de competitividade. Eles podem ser atribuídos a fatores como o aumento no valor agregado dos produtos, a conquista de novos compradores e o melhoramento genético de sementes promovido pela Embrapa.
Por outro lado, analistas estimam para o próximo ano um aumento das importações em torno de 13% (acompanhado de uma elevação de 5% nas exportações) caso a economia cresça 3,5%, como muitos prevêem. Essas projeções sinalizam a necessidade de novos avanços na área externa, para os quais podem contribuir as políticas industriais que o governo começa a discutir e novos estímulos ao comércio.
Nesse sentido, foram anunciadas mudanças no mecanismo de Convênio de Crédito Recíproco (CCR), no Programa de Financiamento a Exportação (Proex), nas regras de seguro de crédito da Seguradora Brasileira de Crédito a Exportação (SBCE), além da criação do Programa de Incentivo à Produção Exportável de Pequenas e Médias Empresas (Propex).
A revitalização do CCR (que funciona como uma espécie de câmara de compensação das operações de comércio exterior entre países integrantes latino-americanos) pode facilitar, como seria desejável, a expansão do comércio regional e a participação brasileira nos projetos de instituições como a Iniciativa para a Integração da Infra-estrutura Sul-Americana, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Corporação Andina de Fomento (CAF).
São, portanto, decisões que vão na direção correta de aumentar a competitividade e promover a presença de empresas brasileiras nas licitações para fornecimento de equipamentos e serviços de infra-estrutura na América do Sul, reforçando, como pretende o governo, a presença do país na região.


Texto Anterior: Editoriais: CARGOS PARA MARTA
Próximo Texto: Editoriais: EURODEPENDÊNCIA

Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.