UOL




São Paulo, segunda-feira, 08 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VINICIUS TORRES FREIRE

Sombras no alto petismo

SÃO PAULO - A atitude do alto petismo diante da ressurreição do caso Celso Daniel evidencia que se completa a transfiguração do PT e do lulismo em establishment, estamento da ordem, sem mais ou menos, como qualquer outro partido no poder.
As negaças e os ares rarefeitos de indignação na reabertura do inquérito e, ainda mais agora, quando Sérgio Gomes da Silva é acusado de ordenar a morte de Daniel, não indicam mais ou menos envolvimento do petismo no entorno de baixezas e corrupção de Santo André.
Mas agregam ao currículo e aos modos do lulismo a desconversa maníaca dos poderosos normais: eles talvez nem precisem mentir, mas a dissimulação é internalizada, um hábito de quem não está disposto a dar satisfações ao público.
A nomeação de Duda Mendonça para o comando da campanha eleitoral de Lula já ensinava o que o neopetismo estava disposto a fazer pela vitória. Isto é, não faria coisas piores nem melhores que a maioria dos candidatos, mas Duda poluiria o odor de santidade do pau oco em que vivia o PT. Para ser candidato, Lula fez questão do publicitário. Fez dele ministro da propaganda. Grão-mestre do logotipo de programas sociais marretados ou copiados dos tucanos.
Alguns dos assessores maiores de Lula envolvem-se em discussões ridículas sobre o PIB crescer nada ou o dobro de nada. As profecias débeis e o arrivismo em nada diferem daqueles dos anos de calmaria enganosa da era FHC, quando gente responsável era ridicularizada quando alertava sobre a imprevidência da política econômica.
Mentira, marquetagem e imprevidência juntam-se agora ao hábito tucano de enterrar escândalos. Santo André era um centro de formação de quadros petistas. Lá houve corrupção e um assassinato por esclarecer. Pode bem ser que o alto petismo nada tenha a ver com isso -e o caso será igualmente grave, pois então haveria uma conspiração contra o governo. Mas "estranho", para usar a palavra de José Dirceu, será se o lulismo e o alto petismo tentarem jogar essa história na sombra.


Texto Anterior: Editoriais: EURODEPENDÊNCIA

Próximo Texto: Dubai - Fernando Rodrigues: Comércio nas arábias
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.