São Paulo, quinta-feira, 09 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Os bons (ou maus) companheiros

SÃO PAULO - Começo de onde Delfim Netto terminou sua coluna de ontem. Dizia o deputado:
"Na minha opinião, essa mudança será muito mais profunda com José Serra do que com Luiz Inácio Lula da Silva. Como de costume, o tal "mercado" está mal informado...".
Como sou mais moderado e conservador que Delfim, não vou tão longe. Mas sou forçado a admitir que, se Serra aplicar as teses que defende ao menos nas conversas reservadas, estará mais para Arlette Laguiller, a candidata trotskista à presidencial francesa, do que para Lionel Jospin, o social-democrata com o qual o PFL comparou o tucano brasileiro.
Por que, então, como lembra Delfim, o mercado se agita quando Serra tem dificuldades?
Simples: vale, para o mercado, o surrado ditado popular "diz-me com quem andas e te direi quem és".
Com quem anda Serra? Com a quase totalidade do empresariado industrial, inclusive (ou principalmente?) com os iconoclastas do Iedi, o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial.
Em quem apostava o poderoso banqueiro Olavo Setúbal mesmo quando havia várias hipóteses de candidaturas governistas? Adivinhou: em José Serra.
A chamada grande imprensa tende, quase toda, para Serra, ainda que, felizmente, de forma menos escancarada na comparação com suas escolhas em pleitos anteriores. Até esta Folha, que fez da independência um formidável ativo (talvez o seu principal ativo), é acusada insistentemente de "serrista".
Já cansei de dizer que não é assim, mas e-mails com essa suposição continuam chegando em cachos.
O espaço não permite continuar com a lista. Mas acho que basta para mostrar que, ao contrário do que diz Delfim, o mercado não está "mal informado" sobre Serra. Apenas aposta no instinto de preservação de seus companheiros de viagem.
Talvez se engane, talvez não.



Texto Anterior: Editoriais: PEDAGOGIA DA SEGURANÇA

Próximo Texto: Brasília - Valdo Cruz: Perder, jamais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.