São Paulo, terça-feira, 09 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

Costas largas

BRASÍLIA - Roseana foi envolvida num processo judicial, gerou as fotos de R$ 1,34 milhão em notas de R$ 50, produziu desculpas esfarrapadas e desistiu da aventura presidencial.
A culpa é da imprensa.
Garotinho não tem densidade política, não convenceu o próprio PSB, engoliu um deputado inexpressivo como vice e bateu no teto.
A culpa é da imprensa.
Lula e o PT ficaram tontos com as denúncias de promotores em Santo André e com o irmão do prefeito assassinado Celso Daniel, que meteu até o presidente do partido no meio.
A culpa é da imprensa.
Ciro Gomes trabalhou em silêncio, não criou fatos, esperou o pico da insegurança na economia, guardou o trunfo da televisão para a última hora. Por isso demorou a crescer.
A culpa é da imprensa.
O mais curioso é que, para Roseana, Garotinho, Lula e Ciro, todos os seus dissabores são culpa da imprensa por um único e exclusivo motivo: a adesão incondicional, apaixonada, ao candidato do governo, José Serra.
E o que diz Serra? Que sua fama de truculento, de manipular procuradores, policiais e almas, de pisar até no pescoço da mãe pela Presidência e de "não decolar" é...
... culpa da imprensa.
A oposição até tem razão em muita coisa. É mesmo difícil concorrer com o candidato do governo, do grande capital, dos grandes partidos e de boa parte da mídia (há até jornal manifestando apoio em editorial).
Mas é também verdade que essa entidade chamada "imprensa" é cada vez mais suscetível à vigilância pública e não é um monobloco. É televisão, rádio, jornal, revista, patrões, jornalistas. Cada um é um. E nada cai do céu, ou do inferno. Tudo cai do Ministério Público, da PF, do corporativismo, dos partidos, dos candidatos, dos adversários. Dos aliados.
A culpa, pois, não é da imprensa, ou só da imprensa. A culpa é também da Roseana, do Ciro, do Garotinho, do Lula e do Serra. Eles que se cuidassem. E cuidassem, principalmente, de garantir um processo limpo.


Texto Anterior:
São Paulo - Clóvis Rossi: Renascimento?

Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Comidas eleitorais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.