São Paulo, Quinta-feira, 09 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O castelo e o colete

CARLOS HEITOR CONY

Brissac - Os trancos da vida e do ofício me trouxeram até aqui, um castelo do século 17 que, ao contrário dos equivalentes ingleses, não tem nenhum fantasma. A rigor, passará a ter a partir de agora. Dormi esta noite na cama em que dormia Luiz 13 e de duas uma: ou a história da França não será mais a mesma ou a minha própria história será diferente.
É possível também que nada aconteça e tudo continue como antes, a França e eu. O certo é que não tinha nada a fazer aqui, podia ter ficado quieto no meu canto, mas decidi experimentar.
De uns tempos para cá venho me sentindo como uma espécie de fantasma, um ectoplasma que flutua por aí sem se apegar a nada, servindo apenas para espantar ou irritar os outros, a mim mesmo em primeiro lugar.
Fantasma sem castelo é pior do que camponês sem terra. Daí que aceitei o convite para visitar o castelo de Brissac ao preço de algumas fotos que farão excelente contraponto com as de Adriane Galisteu, que andou também por aqui, não sei se dormiu na mesma cama de Luiz 13. Se dormiu, não foi na mesma noite.
Pelo menos, no espaço de míseros quatro dias, fui um fantasma afortunado, andando pelos corredores daqui, pisando tábuas seculares, e se não arrastei correntes nem andei com minha cabeça debaixo do braço, me senti em parte realizado.
Venho fazendo coisas que não fazia -daí que suspeito que me tornei fantasma de mim mesmo e é bom que experimente um castelo de verdade. Conheço alguns fantasmas aí no Brasil que, além de não terem castelo, nem sabem que são fantasmas.
O mais extravagante de tudo é que na primeira noite na tal cama de Luiz 13 fui sonhar com o Ziraldo. Ele tentava me convencer a usar coletes. Não lembro os argumentos que dei para recusar a sugestão. Pior do que fantasma sem castelo deve ser um fantasma de colete.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: A foto
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Arrastão e tucanismo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.