São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A PRAGA DOS BINGOS

A flamante polêmica em torno da manutenção ou não dos bingos no Brasil merece cuidadosa consideração. Não há a menor dúvida de que esses bingos representam um problema de saúde pública, já que a atividade, a exemplo de outras modalidades de jogos de azar, tende a ampliar o contingente dos viciados em jogo na sociedade. E a literatura médica traz farta documentação a comprovar que a compulsão pelo jogo é uma doença mental comparável ao alcoolismo ou à dependência de outras drogas psicoativas.
A questão que se coloca é se o risco para a saúde pública por si só basta para recomendar a proibição de todo tipo de jogo de azar. O assunto é sem dúvida polêmico. As histórias das pessoas que sucumbiram de modo patológico ao jogo por causa dos bingos e destruíram suas vidas pessoais e financeiras, bem como as de seus familiares, sugeririam proscrever para sempre a atividade.
Existem, porém, muitos que se opõem à proibição pura e simples. Vale aqui a analogia com o problema da bebida. Apesar de o alcoolismo ser uma doença grave, que talvez acometa 15% da população adulta do país (uma parcela bem mais significativa que a dos jogadores compulsivos), e provocar inúmeras mortes e prejuízos, ninguém hoje cogita de banir as bebidas alcoólicas.
Para além da questão filosófica da liberação ou não do jogo, há com os bingos uma série de outros problemas, muitos deles da alçada da polícia. Suspeita-se de que a atividade tenha se tornado um braço visível do crime organizado e que número significativo das máquinas de jogar esteja viciado. É também um fato o de que as casas de bingo surgiram e se firmaram pela deturpação da lei que autorizou a utilização desse jogo para financiar clubes esportivos.
Diante de tão graves suspeitas, o que se espera é reexame sereno e cuidados da questão do jogo. Se a sociedade vai tolerá-lo, é preciso pelo menos criar mecanismos para minorar seus efeitos danosos.


Texto Anterior: Editoriais: CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Próximo Texto: São Paulo - Vinicius Torres Freire: Previdência para iniciantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.