São Paulo, quinta-feira, 10 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Quem é esquizofrênico

PARIS - O ministro José Dirceu (Casa Civil), para variar, está equivocado em mais um diagnóstico, aquele em que diz que o Brasil vive uma situação "um pouco esquizofrênica" por ter "condições para se desenvolver", mas não conseguir "romper o círculo vicioso de estagnação".
Começa pelo fato de que esquizofrenia é outra coisa. Continua pelo fato de que o ministro demonstra ser ele o esquizofrênico se se tomar a definição de esquizofrenia do dicionário "Michaelis": "Psicose em que o doente perde o contato com a realidade, e vive num mundo imaginário que para si próprio criou".
Dirceu, o presidente da República, o PT, com uma ou outra exceção, é que perderam por completo o contato com a realidade desde que venceram as eleições de 2002.
Não vou nem entrar no conto de que o ministro Antonio Palocci é o "bad cop", que tortura o país com os juros altos e a ênfase exclusiva na estabilidade, e Dirceu, o mocinho que gostaria de resgatar a pátria para o crescimento, a justiça social e tudo aquilo que enfeitava o discurso do PT antes da vitória e que, depois dela, foi jogado na lata de lixo da história.
Não há mocinhos nessa história medíocre. São todos parceiros.
O diagnóstico do ministro, aliás, é mais uma demonstração de mediocridade (ou esquizofrenia, como se queira). Há 18 meses no poder (ou quase 40% do mandato), Dirceu, em vez de agir, de propor ações e de tomar decisões, fica lamentando que o país não consegue "romper o círculo vicioso de estagnação".
Para voltar à definição de esquizofrenia, no mundo imaginário que criou para si, o governo do PT e seus caciques acham que ainda estão na oposição e podem, portanto, fazer diagnósticos em vez de definir e aplicar um tratamento adequado ao paciente Brasil.
Engana-se o ministro ao achar que o país vive uma situação "um pouco esquizofrênica". Vive, sim, uma situação de (muito) má governança, que, de resto, não vem de hoje.


Texto Anterior: Editoriais: LIGAÇÕES PERIGOSAS

Próximo Texto: Brasília - Valdo Cruz: Causa própria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.