São Paulo, sexta-feira, 10 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

"Mídia golpista" à italiana

ÁQUILA - Era uma vez a farsa da teoria da conspiração da "mídia golpista", inventada no auge do mensalão por intelectuais cortesãos e pela mídia chapa-branca. O que havia na verdade era a conspiração dos fatos, fatos que levaram a suposta vítima da conspiração a pedir publicamente desculpas pelos "erros" (crimes) cometidos por seus partidários.
Tudo o que eu jamais imaginei na vida é que esse filme velho e de má qualidade viesse a ser reproduzido no reino de Silvio Berlusconi, o premiê italiano, que teria tudo para ser a absoluta antítese de Lula e do petismo.
Berlusconi é aquela direita rançosa que Lula e o PT cansaram-se de desancar, antes de amasiar- se com ela, uma vez chegados ao poder.
Agora, o premiê está envolvido em um escândalo de sexo, orgias e, suspeita-se, algo mais, que o jornal "La Repubblica" noticia com firmeza -e algumas publicações estrangeiras também, às vezes até mais, para ódio de Berlusconi.
Sua reação? Sim, óbvio, acusar uma conspiração contra ele. Como no Brasil, não há conspiração, conforme deixa claro Ezio Mauro, diretor responsável por "La Repubblica", que assina texto de capa com duas frases que caberiam perfeitamente no caso mensalão/escândalos posteriores:
A primeira: "Sufocado pelos escândalos que construiu inteiramente com suas mãos, Silvio Berlusconi atribui aos jornais a causa de seus males, o "embaraço" e a "queda na reputação", de que fala o "Financial Times'".
A segunda: "Os jornais estrangeiros e a "Repubblica", como é a regra no mundo livre, não fizeram outra coisa a não ser dar conta disso [os fatos] aos cidadãos-eleitores".
Sou obrigado a admitir que dá uma baita tristeza ter sido antes e ser agora testemunha ocular de que cabe um paralelismo entre Berlusconi, justamente Berlusconi, e o petismo.


Texto Anterior: Editoriais: Mudança sem prazos

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Sarney sobe a rampa?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.