São Paulo, domingo, 11 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Lula, Kirchner e os holofotes

MONTERREY - Atração, eventualmente principal, de todos os eventos internacionais de que participou no ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva corre o sério risco de perder a posição para seu colega argentino, Néstor Kirchner, na Cúpula das Américas, que começa amanhã em Monterrey, quase fronteira com os Estados Unidos.
Culpa, se há, é do governo norte-americano, que andou fazendo críticas a uma suposta (ou real) esquerdização de Kirchner, o que causa "desapontamento" em Washington.
Acontece que Lula faz um baita esforço para camuflar os conflitos, o que não os resolve, mas lhes tira a estridência. Já Kirchner é louco para comprar brigas, mais ainda quando são os outros que começam.
O argumento que se ouve na Casa Rosada sobre a crítica norte-americana é indesmentível: os Estados Unidos nunca demonstraram "desapontamento" com Carlos Menem e com Fernando de la Rúa, os antecessores de Kirchner, que, no entanto, terminaram fugindo.
Um fugiu da Casa Rosada, a sede do governo argentino. O outro fugiu do segundo turno da eleição contra o próprio Kirchner.
Logo, conclui o raciocínio, se os Estados Unidos se encantam com um governo, não significa que ele vá dar certo. O diabo é que não é possível fazer o raciocínio inverso: se os EUA se desencantam com um governo, não quer dizer que vá dar certo.
É um jogo de alto risco, ainda mais em um palco em que também estará presente o venezuelano Hugo Chávez, o mais histriônico dos presidentes latino-americanos, louquinho por câmeras e microfones para desandar a falar.
Aqui em Monterrey, não estão previstos discursos formais, mas "intervenções" dos governantes que quiserem fazê-las -sobre o tema que lhes aprouver. Nada impede que Bush, Kirchner, Chávez ou todos eles toquem em nervos expostos nas suas "intervenções" e levem o troco. Lula terá o que dizer nesse caso?



Texto Anterior: Editoriais: O PLANETA VERMELHO

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Show de hipocrisia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.