UOL




São Paulo, terça-feira, 11 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

É micro demais

SÃO PAULO - Não deu para entender direito qual o sentido dos anúncios feitos pelo porta-voz da Presidência, André Singer, após a reunião ministerial de ontem.
A esmagadora maioria das 14 decisões anunciadas é tão micro que não deveria ficar na alça de mira do presidente da República. As medidas podem até ser importantes, mas vai ser difícil convencer alguém sério de que, por exemplo, o preço mínimo do leite é assunto para ser tratado pelo presidente da República, e não pelo ministro da Agricultura.
Acho até que nem o ministro conseguiria emocionar jornalistas e o público se fizesse ele próprio o anúncio solene. O presidente da República, menos ainda.
O que torna mais incompreensível a rarefação dos 14 pontos anunciados é o fato de que Luiz Inácio Lula da Silva tem para divulgar pelo menos um projeto que seria um bom complemento para o Fome Zero: o poder público (União, Estados e municípios) prepara-se para fornecer uniformes para 32 milhões de crianças que frequentam o ensino básico.
"Serão três camisetas, uma calça (ou saia), tênis e, nos Estados do Sul, mais frios, uma blusinha", contou Lula, quando conversamos informalmente em Davos, há uns 15 dias. Só pediu para não divulgar então o projeto porque faltavam detalhes.
Não sei se o projeto já está acabado, o que também nem importa muito. Se é para anunciar que apenas em março será criada a Secretaria pela Igualdade Racial, por que então não anunciar que, digamos, no segundo semestre, a criançada da escola pública terá seu uniforme?
Dirão que é assistencialismo. É, mas este país não tem a menor condição, no horizonte previsível, de abandonar o assistencialismo.
Assistencialista ou não, o projeto dos uniformes diria alguma coisa sobre as intenções do governo.
Já os 14 anúncios de ontem não dizem o suficiente nem para ocultar o corte de gastos, igualmente formalizado na reunião ministerial.


Texto Anterior: Editoriais: COTAS E NADA MAIS

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Pacotinho
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.