São Paulo, terça-feira, 11 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Espanha
"A Associação Latino-Americana de Ciência Política tem, entre seus objetivos, a promoção desta disciplina no âmbito latino-americano, e, para isso, um de seus instrumentos é a presença ativa de seus membros em congressos e seminários internacionais.
Na semana passada, em razão do 4º Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política, em Lisboa, vários membros do Iuperj, que contavam com documentos atestando sua inscrição no referido congresso e tinham passagens de ida e volta, foram retidos no aeroporto de Madri e devolvidos a seu país de origem.
A aplicação de políticas que atentam contra a movimentação das pessoas atingiu nesta ocasião colegas que exerciam livremente o seu direito de participar de uma atividade acadêmica de nível internacional. Por tudo isso, esta associação proclama energicamente o seu protesto contra essa medida e contra as políticas, cada vez mais freqüentes, de restrição à livre movimentação das pessoas. Igualmente reclama das autoridades espanholas uma nota de desculpa aos colegas diretamente afetados na oportunidade."
MANUEL ALCÁNTARA , secretário-geral da Associação Latino-Americana de Ciência Política e professor da Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)

China e EUA
"São admiráveis os artigos de César Benjamin (Dinheiro) pelo rigor e profundidade de suas análises sobre os rumos do capitalismo mundial, notadamente quando explicou as razões para a elevação da tensão mundial por causa do crescimento da China, fato que tende a provocar um confronto com os EUA ("Além da economia", 8/3). É a brutal lei da concorrência, que obrigará os capitais a disputarem espaços ferozmente. Já o artigo do senador Jefferson Péres ("Tendências/Debates", 7/3), ao sugerir que estamos num capitalismo diferente do da época de Marx (mais humanitário?), peca pela superficialidade, além de deformar grosseiramente o que Marx escreveu sobre o assunto."
CLAUDIO CAMPOS (Uberlândia, MG)

Congestionamento
"O presidente da CET diz que o paulistano terá que "aprender a conviver com um número maior de quilômetros de lentidão" (Cotidiano, 9/3). Esse ensinamento nos é imposto pela CET, que nada faz para a fluidez do trânsito.
Por exemplo: em apenas 9 km, saindo do largo da Batata até a avenida Jabaquara, pela Faria Lima, Hélio Pelegrino e República do Líbano, há pelo menos 58 semáforos, inúmeras conversões à esquerda e o constante zigue-zague de veículos entre as faixas de circulação. Na verdade, não existe uma engenharia de tráfego. O que existe é uma "Companhia de Estatística de Tráfego", nos informando diariamente sobre os recordes de engarrafamento."
JOSÉ LUIZ LAGÔA (São Paulo, SP)

Células-tronco
"De uma riqueza ímpar as palavras de Claudio Angelo para descrever o "basta!" que devemos dar ao atraso que a "sociedade de pastores do final do Império Romano" impõe há dois milênios ("Direito de enrolar", 8/3). Temos como herança Cruzadas, Inquisição, guerras santas, perseguições, caça às bruxas, fogueiras e queimas de livros, entre outras. É hora de alavancar o progresso da humanidade. Como bem disse Claudio Angelo: "demorou"."
FRANCISCO GUIMARÃES (São Paulo, SP)

América do Sul
"O final feliz da crise diplomática envolvendo Colômbia e Equador mostrou que apesar do falastrão Hugo Chávez colaborar para acirrar os ânimos e até falar em guerra, prevaleceu o bom senso. Mais uma vez, Chávez isola-se na posição ditatorial e provocativa. Não fosse o barril de petróleo acima dos U$ 100, teria sido a pá de cal na "liderança" do coronel."
SERGIO EDUARDO STEMPNIEWSKI (São Paulo, SP)

Almirante negro
"Finalmente vejo descortinados documentos históricos sobre o indubitável herói João Cândido ("Marinha libera ficha do "almirante negro", Brasil, 9/3). Herói, sim. Ele teve a coragem de enfrentar uma grande instituição para combater o preconceito e a injustiça. Quanto à Marinha, deixou-me decepcionada -ou mesmo envergonhada. Uma grande instituição não é aquela que nunca cometeu erros, e sim aquela que os admitiu para não mais repeti-los."
ROSILENE ANDRADE DE SOUSA (São Paulo, SP)

 

"A nota do Centro de Comunicação Social da Marinha sobre a Revolta da Chibata é de um anacronismo tão forte que já seria anacrônico se fosse escrito no final século 19. Defender que práticas horrorosas, como os castigos físicos aos marinheiros -a famigerada chibata-, deveriam obter "equacionamento de forma gradual" só pode ter saído de cabeças que acreditam que ainda hoje o melhor remédio para manter a ordem são umas chibatadas no lombo dos inconformados. Logo se vê que os defensores dessa gradualidade não pertencem à classe dos marinheiros que poderiam ser chibatados se a prática tivesse chegado aos dias atuais."
DORIVALDO SALLES DE OLIVEIRA (São Paulo, SP)

Festas infantis
"Quanto li a coluna de Mônica Bergamo deste domingo, sobre as festas infantis de até meio milhão de reais, para crianças de 2 a 4 anos, fiquei me perguntando se a lixeira de quase R$ 1.000 do reitor da UnB está tão fora da realidade. A única diferença é a origem do recurso."
ABRAÃO JÚNIOR MIRANDA COELHO (Goiânia, GO)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Luiz Tarcísio Teixeira Ferreira e Sérgio Rabello Tamm Renault: Estradas do PT, estradas do PSDB

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.