São Paulo, sexta-feira, 11 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOMINGO NA PAULISTA

Numa cidade tão carente de áreas de lazer como São Paulo, eventos do tipo "Domingo na Paulista" merecem elogios. Esse projeto ainda experimental da prefeitura, que interdita aos domingos trechos da avenida Paulista, abrindo espaços de entretenimento para a população, já é um sucesso. No último domingo, 25 mil pessoas foram se divertir no principal cartão postal de São Paulo, segundo a Polícia Militar.
Até o próximo dia 20, "Domingo na Paulista" segue em caráter experimental. A idéia é tornar a interdição e a programação cultural definitivas, mas antes será preciso avaliar os impactos sobre o trânsito, o comércio e a vida dos moradores da região. Eventualmente, será preciso tomar medidas para reduzir os efeitos negativos produzidos pela iniciativa.
Reconhecer a importância de projetos como "Domingo na Paulista" e apoiá-los não deve, contudo, servir para isentar a prefeitura de seguir abrindo novas áreas de lazer, especialmente na periferia. A região da Paulista é uma das mais bem-servidas da cidade por parques e praças. E é justamente nos bairros mais carentes que é maior a necessidade de ações que privilegiem o lazer. É conhecida, por exemplo, a associação entre ambientes urbanos deteriorados e a violência.
Deve-se reconhecer que a administração da prefeita Marta Suplicy deu um passo importante com a implementação dos CEUs (Centros Educacionais Unificados), as escolas com equipamentos culturais e esportivos, que abrem seu espaço para a comunidade nos finais de semana. Mas as carências são ainda muito grandes.
É de esperar que iniciativas como "Domingo na Paulista" e a abertura dos CEUs prosperem e se aprofundem. Há quem afirme que a capacidade de divertir-se ao longo de toda a vida é um dos traços que distinguem homens de animais. Nesse sentido, entregar-se ao lazer nada mais é do que exercer a própria humanidade.


Texto Anterior: Editoriais: ÁLCOOL FATAL
Próximo Texto: São Paulo - Clóvis Rossi: Deslumbramento explícito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.