São Paulo, quarta-feira, 11 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVANÇO PARA A CIÊNCIA

São bem-vindas as emendas introduzidas pelo senador Osmar Dias (PDT-PR) no projeto da Lei de Biossegurança que tramita no Senado. Elas permitem a pesquisa com células-tronco embrionárias, que está na base da terapia celular e da chamada clonagem terapêutica. Na versão do projeto que veio da Câmara, por força dos lobbies evangélico e católico, esse tipo de investigação foi, para efeitos práticos, proibido.
As terapias que usam células-tronco são uma das principais promessas da ciência para o tratamento de diabetes, mal de Parkinson e outras doenças degenerativas, além de trazer a perspectiva de que, um dia, laboratórios possam desenvolver órgãos para transplantes.
O princípio geral é o de que células-tronco embrionárias conservam a capacidade de converter-se em qualquer tipo de tecido, de pele a ossos. A objeção religiosa deve-se ao fato de que, para obter as células-tronco, é necessário destruir embriões na fase de blastocistos -um aglomerado de cerca de uma centena de células. Já existe algo como 20 mil embriões nessas condições congelados em clínicas de fertilidade. Muitos deles serão destruídos de qualquer forma, pois são sobras de processos de fertilização "in vitro".
As alterações propostas ainda ficam aquém do desejável, ao não prever, por exemplo, a possibilidade de que, no futuro, células-tronco embrionárias sejam produzidas a partir de tecidos do próprio paciente, contornando assim o problema da rejeição. Não há dúvida, porém, de que o substitutivo agora aprovado na Comissão de Educação do Senado representa um enorme avanço em relação ao texto anterior.
Não se prevêem maiores problemas para o projeto ser sancionado pelo Senado, hipótese em que voltaria à Câmara -onde se concentram os lobbies contrários. Portanto, se o governo não se mobilizar para garantir a pesquisa com células-tronco, o país corre o risco de ser condenado ao atraso numa área vital da ciência.


Texto Anterior: Editoriais: ABUSOS E HIPOCRISIA
Próximo Texto: Editoriais: O NOVO PROVÃO

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.