São Paulo, segunda-feira, 12 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

O reino do fingimento

BRASÍLIA - O PMDB fez sua convenção nacional ontem em Brasília. O presidente da sigla, Michel Temer, disse: "O partido vai construir candidatura própria e dentro da coalizão. Nosso desejo é que tenhamos candidato à Presidência da República apoiado por todos os partidos da coalizão".
A frase de Temer contém um ardil. Ao pronunciar um desejo impossível -um candidato do PMDB a presidente "apoiado por todos os partidos da coalizão"-, o peemedebista poderia dizer o seguinte:
"Olhe, sejamos francos, o PMDB não tem um nome que consiga ter o apoio de todas as 11 legendas governistas. Também não existe força motriz no partido disposta a se unir em torno de algum nome com potencial eleitoral. Logo, não teremos candidato a presidente". Essa história é conhecida.
Em 1998, o então presidente nacional do PMDB, Paes de Andrade, declarou: "Tenho convicção, pelos contatos que venho realizando no Brasil inteiro, de que o PMDB vai lançar candidatura própria". O partido não teve candidato. Em 2002, a mesma ladainha. O já presidente nacional peemedebista, Michel Temer, mostrou-se neutro.
Dizia até querer eleições internas para escolher um candidato: "É inevitável fazer as prévias. O PMDB precisa definir seu destino: candidato próprio ou aliança". Antes, em dezembro de 2001, havia sido explícito: "O PMDB está em busca da candidatura própria".
Na prática, nunca o grupo hegemônico do PMDB nos últimos 20 anos trabalhou de fato para a agremiação viabilizar um candidato forte a presidente da República. Em 1989, a imensa maioria do partido traiu Ulysses Guimarães. Em 1994, Orestes Quércia conseguiu ter menos votos que Enéas. Ontem, o fingimento voltou à cena peemedebista. Pobres de nós. Teremos de aturar essa pantomima até meados de 2010.

frodriguesbsb@uol.com.br


Texto Anterior: São Paulo - Fernando de Barros e Silva: Ganzá, fuzuê e marcha a ré social
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Ruy Castro: Longe da mídia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.