UOL




São Paulo, sábado, 12 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Visão petista

BRASÍLIA - A política econômica ortodoxa escolhida pelo governo federal petista só tem uma chance de ser deixada de lado: a combinação de estagnação e inflação com aumento forte do desemprego.
Esse cenário ruim desaguaria numa queda forte de popularidade do presidente Lula. Haveria então uma guinada para outras direções, por razões políticas. Ainda assim, seria uma luta duríssima a ser travada entre ortodoxos e heterodoxos.
Exceto na hipótese acima, nenhuma linha será adicionada ou retirada do documento divulgado nesta semana pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho.
É ocioso tentar prever o que acontecerá com a economia nos próximos meses. O cenário pós-guerra ainda não está definido o suficiente.
O que está claro é que o governo Lula acredita ser possível adotar políticas ortodoxas e fazer o país andar para a frente minimamente neste ano.
No Congresso, o raciocínio de gente importante do PT é simples. Até maio, estarão tramitando as reformas da Previdência e tributária. Até junho, um novo sistema de aposentadorias dos servidores públicos estará parcialmente votado.
Esse encaminhamento dará aos agentes econômicos certeza sobre o rumo de Lula. Por consequência, melhora o humor dos investidores estrangeiros e será possível reduzir a taxa de juros. O percentual de 18% em dezembro é dito com alegria por vários congressistas petistas.
Juro menor significa mais investimento produtivo, mais empregos. É evidente que nada de significativo deve ocorrer neste ano, mas os petistas estão convencidos de que é possível segurar a onda a favor apenas com base na expectativa de melhora real em 2004.
Vai dar tudo certo? Lula não terá uma grave crise externa (FHC teve várias) para atrapalhar? Os eleitores serão pacientes? Perguntas irrespondíveis agora. Mas o PT acredita que vá dar tudo certo.


Texto Anterior: Washington - Clóvis Rossi: Há mais que dois lados na vida
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Vida complicada
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.