UOL




São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

A grande noite

RIO DE JANEIRO - Deus é testemunha de que nunca duvidei de sua sabedoria e bondade. Mas sempre embirro com um dos argumentos dados por são Tomás de Aquino para provar a sua sabedoria e bondade. Com a autoridade de doutor máximo na matéria, ele dá o exemplo das raposas, que têm no rabo um chumaço de pêlos brancos.
O Criador de Todas as Coisas assim as fez, com parte do rabo branco, para facilitar o alvo dos caçadores. Por isso, talvez, chamamos de "alvo" aquilo que desejamos atingir, sendo que, em espanhol, se diz mesmo "blanco" para designar a mesmíssima coisa.
Tudo bem. É realmente uma grande prova da sabedoria e da bondade do Criador, mas gostaria de saber a opinião das raposas, que também são criaturas de Deus, sobre a generosa manifestação de sabedoria e bondade do Todo-Poderoso.
Longe de mim levantar qualquer dúvida sobre o assunto. Faltam-me conhecimento técnico e vontade pessoal para tal tipo de discussão. Mas que embirro com o doutor Angélico embirro. Prefiro o doutor Evangélico, que, nada mais nada menos, é o nosso doméstico, o nosso cotidiano santo Antônio, cuja festa se comemora amanhã.
O grande milagreiro, que nos ajuda a achar chaves e documentos perdidos, é também doutor da igreja. Seus conhecimentos dos textos bíblicos eram notáveis, seus sermões, impressionantes.
Tão impressionantes que, chegando certa vez a Rimini, na costa adriática, encontrou rejeição da população local, que não quis ouvir sua pregação. Antônio não se afobou. Foi para a praia e começou a pregar para os peixes. Diz a lenda que foi ouvido. Milhares de peixes vieram à superfície e, se não aplaudiram o sermão, na certa aprenderam alguma coisa a mais do que os homens.
Nos anos mais antigos do passado, na festa de santo Antônio, o pai fazia e soltava balões. Era a noite grande de minha infância. E continua para mim sendo uma grande noite.


Texto Anterior: Brasília - Valdo Cruz: Em nome de quem?
Próximo Texto: Otavio Frias Filho: Sem medo de ser feliz
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.