São Paulo, domingo, 12 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

Todos contra um

BRASÍLIA - O Datafolha de hoje explica tudo: por que Marta Suplicy endurece e ameaça com "crises" e por que Paulo Maluf e Luiza Erundina desviam as baterias contra José Serra. Eles e seus estrategistas sabiam que Serra se consolidava como favorito. Precavido, Duda Mendonça correu ao Planalto, preparando o terreno.
Ninguém chuta cachorro morto, nem bate em candidato derrotado. E o inverso é absolutamente verdadeiro: quanto mais forte o candidato, mais apanha. Serra que se cuide.
Até aqui, a eleita para a pancadaria era Marta, que tem a prefeitura na mão e entrou em vantagem na disputa. A campanha dela, porém, teve um efeito curioso: a aprovação de sua administração deu um pulo de 13 pontos desde 25 de junho, mas sua intenção de votos não acompanhou o movimento. A prefeitura vai bem, mas a candidata estagnou?
Na abertura das sabatinas da Folha com os candidatos em São Paulo, na sexta-feira, Erundina quase nem falou de Maluf -praticamente afastado do segundo turno, como ela própria-, e caiu de pau em cima de Marta, em especial, e de Serra também. Antes, Erundina atacava mais Marta. Agora, distribui as bordoadas entre os dois favoritos. Para ela, Marta é "igualzinha" a Maluf, e Serra não fica atrás.
As pesquisas dão o ritmo da campanha. O segundo turno começou com o Datafolha de 28 de agosto, que deixou inequívoca a polarização Serra-Marta, e já está pela metade, com o circo pegando fogo e a cobiça sobre o espólio de Maluf e Erundina aumentando. Marta ataca de "crise" e de "machismo", e Serra passa a mirar Lula e o governo federal.
Nessa velocidade, o que estará em disputa entre PT e PSDB (e não só entre Marta e Serra) no segundo turno real será o governo do Estado ou, quem sabe, a própria Presidência em 2006. Um espetáculo imperdível.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Começou o segundo turno
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Regra de três
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.