São Paulo, Quarta-feira, 13 de Janeiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O pavio está aceso

FERNANDO RODRIGUES

Brasília - Se faltava acender o pavio da dinamite, isso foi feito ontem por Leonel Brizola ao discursar no ato a favor da moratória mineira.
Brizola pediu que o movimento fosse para as ruas. Foi ovacionado.
A idéia é começar por Belo Horizonte, na segunda-feira que vem, quando os governadores de oposição estarão na cidade. Depois, ampliar as passeatas e comícios pelo país.
Se vai dar certo, é outra história. Mas já é claro que o cenário toma contornos do que pode se transformar numa profunda crise política e institucional.
Brizola não estava só ontem. Ao seu lado, Lula bateu pesado no governo FHC. Nem parecia o mesmo Lula que outro dia tomava uísque na ala residencial do Palácio da Alvorada.
É bom registrar que Lula e Brizola tinham ontem um brilho nos olhos nunca visto na campanha eleitoral do ano passado. Parece que agora são eles que estão na frente nas pesquisas. E querem aproveitar a hora.
Brizola lembrou a época em que emitiu dinheiro no Rio Grande do Sul, quando governava aquele Estado no início dos anos 60.
Lula também deu seu testemunho de ruptura. Relatou que um advogado do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, nos anos 70, sempre tinha um argumento contra o que os sindicalistas propunham. "Tudo era contra a lei", lembrou Lula.
O petista disse que teve de deixar a lei de lado para fazer alguma coisa.
Ninguém chegou a pregar um desrespeito explícito às leis para defender Itamar Franco. Mas que chegaram bem perto disso chegaram.
Em resumo, está aceso o pavio de uma crise que, diferentemente do que diz o senador Antonio Carlos Magalhães, não arrefecerá em nada só porque o Congresso deve aprovar hoje algumas MPs do ajuste fiscal.

Só para lembrar.
A moratória da dívida externa russa, em 17 de agosto do ano passado, ocorreu depois que os governos locais não honraram mais os seus débitos.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Hemorragia
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Quem é o caloteiro?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.