São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

Mentira tem perna curta

BRASÍLIA - Henrique Meirelles era ligado à AP (Ação Popular, da década de 1960) e teve até alguma participação no movimento estudantil de resistência à ditadura, mas nunca foi preso e muito menos torturado. Se conhece pau-de-arara e palmatória, é de ouvir falar.
Por isso ele não teve nem tem o direito de mentir, apesar de aparentemente estar mentindo pelos cotovelos quando diz que não quer, não tem condições e não vai concorrer ao governo de Goiás em 2010. Ele me disse isso, olho no olho, em 25 de abril. Ainda bem que não escrevi. Dias depois, veio a notícia de que vai se candidatar -e até já comunicou ao chefe Lula. De duas, uma: ou Meirelles mente, ou Lula mente. Façam suas apostas.
Na nossa conversa, o presidente do BC recebeu um telefonema e disse que estava monitorando "a abertura das Bolsas na Ásia". Era sexta-feira, e Bolsa nenhuma, asiática ou não, abre aos sábados. Vá lá que era uma mentirinha indolor.
Mas também é coisa de quem subestima a inteligência do interlocutor com muita facilidade. Não dá para entender por que Meirelles me chamou para desmentir o "indesmentível": que não desistiu de suas pretensões eleitorais, depois de trocar o admirável mundo das finanças globais justamente para enveredar pela política no Brasil. Ele explica a troca do domicílio eleitoral para Anápolis "por questões sentimentais", mas articula com líderes goianos de quase todos os partidos e gostos, à frente o mensaleiro Sandro Mabel.
Com tanto assessor e consultor, alguns meus bons amigos, falta quem lhe diga que conversa em "off" com jornalista é para informar e balizar, não para mentir e confundir. Mentira tem perna curta. Em Brasília, curtíssima.
Meirelles vai ao Congresso hoje e, em vez da proteção do "off", terá ouvidos adversários, câmaras e gravadores. Tudo o que falar poderá ser usado contra ele amanhã. Em especial o que for mentira.


elianec@uol.com.br

Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: "The Big One"
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Paulo Alberto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.