São Paulo, sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editoriais

editoriais@uol.com.br

Ameaça dos reservatórios

AOS GRAVES transtornos cotidianos provocados pela chuva intensa dos últimos meses -e às tragédias associadas ao deslizamento de encostas- se soma agora nova ameaça, resultado do efeito cumulativo de altos índices pluviométricos.
O sistema Cantareira, responsável por reter água em seis grandes represas e abastecer 8,8 milhões de moradores da Grande São Paulo, pode transbordar.
O volume armazenado nos reservatórios atingiu 97% da capacidade. Não há estimativas acerca de quantas pessoas podem ser afetadas, caso a água ultrapasse o limite máximo, mas mapas de monitoramento da Sabesp revelam uma situação de risco em sete cidades do interior do Estado e da região metropolitana.
O governo estadual monitora a situação e anuncia já dispor de um plano de emergência para evacuar áreas atingidas. "Estamos em alerta 24 horas; apesar de ser possível avisar as cidades antes, o risco material será inevitável", afirma Hélio Luiz Castro, superintendente da Sabesp.
O esforço emergencial é louvável, mas a situação atual revela falhas anteriores da administração pública.
As consequências da falta de controle na ocupação de áreas de encosta e regiões de várzea ficaram evidentes com o alagamento recente de bairros inteiros no extremo leste da cidade de São Paulo. Construções irregulares, entretanto, não são promovidas apenas pelos mais pobres. Desta vez o democrático descaso das autoridades ameaça indústrias, estradas e até um condomínio de luxo, construído às margens do rio Atibainha, que dá nome a uma das represas do Cantareira.
Desde 1973, quando o sistema de abastecimento ficou pronto, por duas vezes, uma em 1985, outra em 1999, a água passou por cima de barragens e alagou margens de rios que deram vazão ao volume excedente. O fato de a recorrência do fenômeno ultrapassar uma década não é justificativa para a falta de rigor do poder público em impor limites à construção em áreas de risco.


Texto Anterior: Editoriais: Ajuste de contas
Próximo Texto: São Paulo - Fernando De Barros e Silva: A verdade da comissão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.