São Paulo, domingo, 15 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Prestação de contas

MADRI - Se algum leitor estranhar o fato de que este espaço passa a ser doravante enviado da Europa por algum tempo, e antes que haja teorias conspiratórias, explico: vou me beneficiar de um período sabático, programa de aperfeiçoamento profissional que a Folha põe à disposição de seus profissionais.
Na verdade, será "sexta-feirático", porque "sabático" pressupõe deixar as tarefas habituais para dedicar-se a um projeto especial. Eu vou tocar de fato um projeto especial, mas mantenho as tarefas habituais, menos um dia (aos sábados), além de reduzir também a presença em missões extrapágina 2.
O projeto é o de montar uma agenda o mais abrangente e internacional possível de fontes de consulta e informação. A lógica é simples: até que a globalização se tornasse um fenômeno avassalador, um bom repórter conseguia funcionar com uma agenda telefônica apenas nacional. Hoje, não mais. Até para tratar de Brasil é útil e importante falar com gente que está fora do país.
No meu caso específico -e todo projeto leva em conta características pessoais-, a necessidade de tal agenda ampla e internacional é tanto maior pelo fato de que não sou especialista em coisa alguma. Um dia, estou em Jenin, nos confins da Cisjordânia ocupada; no outro dia, numa reunião da Alca; no terceiro dia, cobrindo a assembléia-geral do FMI; no quarto, acompanhando o presidente de turno em viagem a sabe-se Deus que país.
Por que Europa? Porque as fontes norte-americanas já são profundamente "media oriented". Você clica no "guia da mídia" do, por exemplo, Council on Foreign Relations e lá vem um monte de especialistas em quase tudo. Os europeus são bem mais fechados.
Usar só fontes dos EUA, por muito pluralistas que sejam (e são), desequilibraria o texto porque, ortodoxos ou iconoclastas, elas são inexoravelmente americano-centradas, pela própria gravitação do país.
Em resumo, é isso. Sugestões são mais que bem-vindas.



Texto Anterior: Editoriais: CLONAGEM PARA O BEM

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: No coração do poder
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.