São Paulo, quinta-feira, 15 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

Juntando os cacos

BRASÍLIA - Tasso e Serra disputando no PSDB, Paulo Renato e Serra trocando bordoadas, Jader Barbalho fugindo ao controle do PMDB, Bornhausen fechando a cara e ACM triturando todo mundo.
As armas nessa guerra suja entre os ditos "aliados" (já imaginou se não fossem?!) são a denúncia, o dossiê, a suspeição. O resultado é o fortalecimento da esquerda na sucessão presidencial de 2002.
Se não há acordo em cargos, em discurso, em projetos, em votações, FHC acaba de descobrir o que pode juntar os cacos dessa aliança despedaçada: o senso de sobrevivência.
Às pedradas, não sobra um. Com uma boa cola, à base de cargos e verbas irmamente distribuídas, pode ainda sobrar alguma coisa para fazer o sucessor em 2002.
A palavra de ordem agora é: "não à fulanização". O que significa não discutir nomes para a sucessão, porque não interessa a ninguém: nem a FHC, nem aos partidos, nem aos próprios candidatos.
Num lance genial, Tasso avisou ao mundo que não será mais candidato. Fica com a fama de desprendido e, principalmente, deixa Serra com a de ambicioso. E apanhando sozinho de todos os lados. Não há candidato que possa resistir a dois anos de pancada. Entre FHC querer e acontecer, vai uma enorme distância. Tudo o que ele quer e precisa agora é um pouco de paz, mas é difícil acreditar que Tasso tenha efetivamente saído do páreo, e vai ser rizível se Serra vier a dizer o mesmo. Até porque ele jamais admitiu que é candidato.
O PFL do B tenta segurar ACM. O PMDB joga água fria na agressividade que Jader ensaiou nesta semana. Ontem, Tasso e Serra deixaram implícito o recuo e a trégua ao participarem juntos de almoço com FHC. E ninguém quer ouvir falar em CPIs.
O grande problema é que as disputas, mágoas e até ódios foram longe demais. Há cacos por todos os lados e pouca cola para juntar cada um deles no mesmo vaso. Ou no mesmo saco. A qualquer hora, por qualquer coisa, implode tudo de novo.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Invidentes
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Solicito secretária competente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.