São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

FHC 2003

MADRI - Fernando Henrique Cardoso continuará presidente a partir de 1º de janeiro de 2003. Calma, "fernandista" de carteirinha, segure o orgasmo. Calma, inimigo jurado do presidente. Não se trata da "re-reeleição", o indecente balão-de-ensaio lançado por certos meios políticos.
Trata-se apenas de informar que Fernando Henrique Cardoso presidirá, a partir de 1º de janeiro, o Clube de Madri, uma agrupação que reúne 22 ex-governantes, criado na terça-feira, como corolário de uma conferência em outubro passado de que FHC igualmente participou.
FHC foi escolhido na dupla condição de "dirigente político e acadêmico de grande prestígio", disse ao jornal espanhol "El País" a atual presidente (interina) do clube, a ex-premiê canadense Kim Campbell.
Não pode haver emprego melhor, aos olhos de FHC, porque ele, desde que era sociólogo, sempre teve gosto por assuntos internacionais e sempre foi bem informado a respeito deles. Parece evidente, mesmo a olho nu, que se sente mais à vontade com, digamos, o presidente da Armênia, o mais recente visitante internacional ao Brasil, do que com 90% dos líderes da coalizão governista.
O Clube de Madri é uma criação da Fride (Fundação para as Relações Internacionais e para o Diálogo Exterior), presidida pelo mecenas espanhol Diego Hidalgo, e da Fundação Gorbatchev da América do Norte, comandada, como diz o nome, por Mikhail Gorbatchev, o líder que conduziu o desmanche da União Soviética.
Pode ser coincidência, mas pode ser também a confirmação do que já escrevi duas vezes neste espaço: FHC é um pouco o Gorbatchev brasileiro, por ter mais prestígio externo do que interno, como o ex-líder soviético, ao qual de alguma forma se associa.
Na vez mais recente em que fiz esse comentário, FHC reclamou. Disse que seu prestígio era também interno. É possível, presidente, mas quanto o senhor estaria disposto a apostar na vitória de José Serra, o maior teste para seu prestígio interno?



Texto Anterior: Editoriais: ADMIRÁVEL MUNDO NOVO

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: Realinhamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.