São Paulo, segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VALDO CRUZ

Bendita maldição

BRASÍLIA - Entre as tantas idéias fixas do presidente Lula, talvez a maior seja pôr fim à maldição do segundo mandato. É o que deixa claro na entrevista a Kennedy Alencar, quando diz ter adquirido a "consciência" de querer chegar ao final do mandato com "os políticos querendo que eu suba em palanque".
Sua equipe vem sentindo essa disposição presidencial tanto nos detalhes do dia-a-dia como em sua ambição por projetos tidos como missões impossíveis. Exemplos:
1) Cansou de reuniões infindáveis para tomar uma decisão, um mal petista. Baixou a ordem de que, agora, só haverá três reuniões para aprovar uma medida ou projeto no âmbito presidencial.
Uma para alinhavar a idéia geral. Outra para dirimir dúvidas e solucionar divergências. E a última para finalizar o projeto e adotá-lo. Traduzindo: Lula tem pressa, não quer perder tempo.
2) Aposta que vai aprovar uma reforma tributária, a despeito da descrença de todos, aliados e adversários. Sua proposta segue ao Congresso ainda neste ano, com o desejo de ser aprovada no próximo.
Aos descrentes, Lula diz que o país está no melhor momento para tal debate. O crescimento da economia faz a arrecadação subir, abrindo espaço para o governo fazer concessões. Pode ser.
Se conseguir transformar o que parece impossível em realidade, ainda mais num segundo mandato, Lula terá mais uma bandeira para brandir em palanques na próxima eleição presidencial. O empresariado vai agradecer.
Nessa toada, Lula deseja esconjurar as previsões malditas de FHC sobre o destino de todo presidente num segundo termo. E, assim, fazer seu sucessor, nem que seja, como disse, apoiando Aécio Neves.
Esse o seu sonho de cada dia. E o pesadelo dos tucanos. Se antes enxergavam um Lula alquebrado em 2010, já trabalham com um cenário de um petista forte. A conferir, porque às vezes o desejo presidencial fica nisso mesmo: no sonho.


Texto Anterior: São Paulo - Fernando de Barros e Silva: Drummond e a vaca
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Ruy Castro: Besouros premiados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.