São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Inevitabilidades na política

BRASÍLIA - Havia uma verdade absoluta no final do ano 2000 dentro do Congresso: o PFL (hoje DEM) elegeria o pernambucano Inocêncio Oliveira presidente da Câmara no início de 2001. Deu tudo errado. O então deputado Aécio Neves desafiou a escrita. Venceu.
Agora, há também algumas inevitabilidades para 2010 sendo propagadas no mundinho da micropolítica. José Serra é o nome do PSDB.
Dilma Rousseff ocupará a vaga petista. Heloísa Helena fará figuração no PSOL. Disputam para ser vice-presidente, em alianças diversas, Ciro Gomes e Eduardo Campos (ambos do PSB) e os improváveis Geddel Vieira Lima (PMDB) e José Roberto Arruda (DEM).
Para Aécio Neves, tucanos paulistas já chegaram até a determinar (sic) o papel de vice numa chapa com José Serra. Prometem o céu ao mineiro, com tratamento vip e poder abundante -como se fosse possível ter destaque sob alguma administração serrista, exceto se for para incensar o chefe.
Aécio tem dado indicações de descontentamento com o script de ator coadjuvante. O mineiro tentará o quanto for possível disputar a nomeação dentro do PSDB. Tem usado, em conversas com aliados, dois argumentos principais: 1) Serra é "bom de largada e ruim na reta final". O eleitorado procurará algo novidadeiro em 2010, a primeira eleição na qual Lula e outros dinossauros políticos não estarão listados na urna eletrônica; 2) entre os tucanos mais emplumados, Aécio se julga como o mais aparelhado na labuta de montar alianças agregadoras e abrangentes.
A chance (ainda pequena) de o mineiro prosperar é o PSDB escolher seu candidato por meio de prévias. Se a direção tucana não se mexer até abril do ano que vem, as esperanças de Aécio se esvaem. Mas um prazo de quatro meses é muito tempo em política, uma arte na qual inevitabilidades não existem.

frodriguesbsb@uol.com.br


Texto Anterior: São Paulo - Fernando De Barros e Silva: O vazio e a fúria
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Ruy Castro: Chato ser gostoso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.