UOL




São Paulo, domingo, 16 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Ouro para o bem do Brasil

RIO DE JANEIRO - Alguns leitores estranham que o cronista, que passou oito anos criticando o governo passado, esteja agora criticando o novo governo, que saiu ungido das urnas e despertou as esperanças do povo.
É isso mesmo, senhores e senhoras. Estou repetindo, sem a mesma dramaticidade, um momento de minha vida profissional, quando, em 1964, num jornal que não mais existe, criticava o governo de João Goulart. Mas, no dia seguinte ao de sua deposição, comecei a criticar o regime militar que então se instalava, não por birra ou necessidade de ser do contra, mas porque não podia calar diante da violência que então se instalava.
E não fiquei calado até que me calassem à força, quando o ministro da Guerra, mais tarde presidente da República, me processou pela Lei de Segurança Nacional e tive de pedir demissão para não prejudicar o jornal em que trabalhava. O que não adiantou: pouco depois o matutino seria obrigado a fechar por falta de condições para combater o regime militar.
Deus é testemunha de que desejo tudo de bom para o atual governo, em especial para Lula, figura que considero sagrada em nosso contexto político. Mas daí a apoiar ou aplaudir o Fome Zero vai uma distância tão grande quanto a admiração que tenho por ele.
Compreendo até as razões contingenciais que o fizeram embarcar nessa canoa furada, que teve até apoio entusiasmado de uma modelo e de uma emergente da Barra da Tijuca. E está tendo a adesão de figuras manjadíssimas em disputar espaço na mídia.
Não houve nenhuma enchente, terremoto ou catástrofe que mobilizasse governo e sociedade para acudir populações carentes de calorias, vitaminas e sais minerais. A fome precisa ser saciada todos os dias, o tempo todo. E isso não se resolve com um mutirão, com uma campanha tipo "dê ouro para o bem do Brasil".



Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: O feriadão de Bush
Próximo Texto: Antônio Ermírio de Moraes: O gelo que queima
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.