São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Democracia e pobreza

LIMA - Democracia pode ter todos os defeitos que se queira e pode não estar tendo todo o afeto que deveria merecer na América Latina, conforme demonstram algumas pesquisas. Mas ela é a principal responsável pelo fato de ter entrado para ficar na agenda pública a questão do combate à pobreza, uma ferida aberta no subcontinente.
Quando digo "entrar" é para valer, porque, retoricamente, sempre figurou. Como diz Susana Pinilla, ministra peruana da Mulher e do Desenvolvimento Social, "a governabilidade do século 21 depende da eficiência da democracia em diminuir a pobreza e a exclusão".
Tem razão, com um matiz: em alguns países, é maior que em outros a percepção de que ambas estão diminuindo, do que decorre que alguns governantes tenham teor de aprovação superior ao de outros.
Talvez porque algumas sociedades tenham o que Pinilla chama de "inflação de expectativas" em relação a seus governantes, o que, segundo ela, ajuda a explicar a impopularidade de seu chefe, o presidente Alan García. De todo modo, o programa peruano de combate à pobreza está
introduzindo um elemento que deveria merecer a atenção das autoridades brasileiras. O Peru também tem o seu Bolsa Família. Chama-se "Juntos". Com a explosão dos preços de alimentos, o governo substituiu as doações em dinheiro pela entrega de bolsas alimentícias, que dão para atender "um mês de necessidades básicas das famílias mais pobres", diz a ministra.
Sempre segundo ela, 80% da inflação é importada, na forma, por exemplo, de petróleo, trigo e milho.
"Se continuássemos a dar dinheiro, continuaria também o consumo de importados e, portanto, se estaria estimulando a inflação", diz. A doação de alimentos permite montar uma bolsa mais adequada à produção local. Cem mil famílias limenhas estão sendo atendidas. Vale para o Brasil?


crossi@uol.com.br

Texto Anterior: Editoriais: Ganho institucional

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Super Tucano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.