São Paulo, quarta-feira, 16 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Intolerância

BRASÍLIA - O caso dos supostos espiões no Palácio do Planalto embute um fato que resume à perfeição a intolerância do governo Lula com certas liberdades republicanas. Trata-se da reação de fúria desmedida contra jornais e jornalistas toda vez que uma informação dada como reservada acaba vazando para fora dos limites da administração petista.
No episódio atual, é possível que um ministro de Estado tenha ordenado à Abin (Agência de Brasileira de Inteligência) que investigasse a forma como informações escorrem para fora do Planalto. Em resumo, como jornais e jornalistas ficam sabendo sobre os detalhes de discussões do governo -a história de infiltração tucana é cortina de fumaça.
Não se trata aqui de apurar algo ultra-secreto -a fórmula da bomba atômica ou como o Fome Zero funciona (sic). Nada disso. A irritação dos petistas se materializa por causa da reprodução de diálogos quase banais pela mídia. Por exemplo, quando na semana passada o ministro José Dirceu (Casa Civil) desabafou a Lula, dizendo-se "sacaneado" dentro do próprio governo. Pronto. Basta uma palavra entre aspas para a paranóia atingir seu ápice.
Tudo caminha para o abafamento do caso. Os agentes da Abin negam a arapongagem. Podem ser afastados assim mesmo. O assunto estará encerrado. Será mais um esqueleto da prolífica safra lulista.
A Abin informa em seu sítio na internet que "desenvolve atividades" voltadas para a "defesa do Estado democrático de Direito, da sociedade, da eficácia do poder público e da soberania nacional".
Se a agência secreta bisbilhotou para descobrir como jornais obtêm notícias, houve desvirtuamento grave de função. Alguém merece ser punido. Não será. A não ser que Lula decida-se por uma reforma ministerial -até para debelar de uma vez a cizânia entre Dirceu e Aldo Rebelo.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Navegação às cegas
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Jornais de ontem e de hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.