São Paulo, sábado, 16 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VALDO CRUZ

O dragão assusta

BRASÍLIA - O dragão da inflação anda irrequieto, querendo despertar novamente. Os últimos índices divulgados já trazem a ameaça de uma inflação de dois dígitos no próximo ano, o primeiro do governo PT.
Os economistas do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, fazem coro com os do governo Fernando Henrique Cardoso: é uma bolha cambial, que vai estourar e fazer a inflação recuar em 2003.
Mais um sinal dos novos tempos petistas. Em outras épocas, o discurso seria que a equipe de FHC perdeu a batalha para a especulação, e a inflação voltou a corroer o salário do trabalhador brasileiro.
Deixando de lado o "novo discurso petista", o fato é que a inflação voltou a assustar e serve de alerta para o presidente eleito. Realmente, como já admitiu, ele não vai poder errar.
Para o dólar recuar e manter o dragão da inflação adormecido, os nomes da futura equipe econômica de Lula não poderão causar sobressaltos no tal de mercado.
Lula está decidido a nomear um petista para a Fazenda. Vendo a inflação subir, parece inclinar-se pelo nome de Antônio Palocci. Afinal, ele foi plenamente absorvido pelo mercado e empresários, que não cansam de elogiar sua habilidade e seriedade.
No Banco Central, persiste o mistério. Tanto que a hipótese de Armínio Fraga ser mantido (mesmo que temporariamente) voltou a ser cogitada. O mercado comemoraria.
Mas, neste caso, Lula se transformaria num escravo do atual presidente do BC. As pressões para mantê-lo poderiam ser insuportáveis. Sua saída causaria uma grande turbulência na economia.
Na verdade, na economia, a sorte grande de Lula seria o presidente George W. Bush decidir tratá-lo como parceiro preferencial, como alguns chegam a apostar. Neste caso, não faltariam recursos dos organismos internacionais.
Aí, mesmo com uma equipe econômica que não convencesse tanto assim, o dólar ficaria bem comportado e a inflação, baixa. Bom, entre contar com Bush e acertar nos nomes, melhor não errar na escalação.



Texto Anterior: Oxford - Clóvis Rossi: As almas congeladas
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Caras novas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.