São Paulo, terça-feira, 17 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

A fraude está completa

MADRI - Um pouco de ajuda-memória antes de chegar ao tema central: no caso do assassinato do prefeito Celso Daniel, que era o coordenador do programa de governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a família do morto diz e repete que o crime está ligado à corrupção na Prefeitura de Santo André, da qual se beneficiariam as campanhas eleitorais do PT.
A acusação nunca obteve grande sucesso de público, talvez porque prevalecia, até a semana passada, uma difusa, mas generalizada, sensação de que o PT era diferente, quase imune à corrupção.
Agora, a suspeita é a mesma: uma baita maracutaia para financiar candidaturas regionais do PT (Benedita da Silva, no Rio, e Geraldo Magela, no Distrito Federal). Mas, ao contrário do caso Celso Daniel, todo mundo acredita, em parte porque as evidências são contundentes, em parte porque a imagem de "farinha do mesmo saco" começa a colar no PT (aliás, com toda a justiça).
Nesse ambiente, a pergunta que ainda não foi feita é esta: se Waldomiro Diniz era homem de confiança e até companheiro eventual de residência de José Dirceu, que, por sua vez, era presidente nacional do PT no momento da maracutaia, não é justo desconfiar que a arrecadação criminosa de recursos tenha servido também à campanha nacional em vez de circunscrever-se a dois Estados?
Se é assim, o cordão de isolamento que o PT está tentando estender em torno de Dirceu visa, na verdade, muito mais ao próprio Lula.
Para isso, o partido renuncia ao pouco que lhe restava, o "patrimônio simbólico do petismo, que é a sua imagem ética", para usar expressão de editorial desta Folha.
Antes, renunciara a uma política econômica petista ou, pelo menos, mudancista, ao contrário do prometido na campanha eleitoral e no discurso de posse.
Está sendo também incapaz de pôr de pé uma política social. Agora, abraça-se aos suspeitos de sempre no Congresso. A fraude está completa.


Texto Anterior: Editoriais: BUSH EM CRISE

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Triângulos não tão amorosos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.