São Paulo, terça-feira, 17 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALTERNATIVA ÀS COTAS

Merece atenção a proposta do Ministério da Educação (MEC) e da USP de tentar ampliar a presença de alunos pobres nas universidades públicas oferecendo-lhes reforço escolar. O projeto desponta como uma interessante alternativa à política de cotas raciais.
A idéia é identificar através de exames periódicos como o Saeb e o Saresp os alunos mais talentosos da rede pública e ministrar-lhes aulas extras de modo a que, ao final do ciclo médio, possam competir por uma vaga nas melhores universidades em igualdade de condições com os estudantes que freqüentam colégios de elite e cursinhos. As instituições públicas de ensino superior teriam metas de inclusão a perseguir.
A grande vantagem desse sistema sobre as cotas raciais ou mesmo sociais é que ele é mais republicano. Todos entram na universidade pela mesma porta, sem que ninguém ganhe pontos extras devido à cor da pele ou à condição financeira. Sua limitação, também evidente, é que ele só pode ser aplicado a uma pequena elite intelectual do ensino público.
Esta Folha, que tem se oposto às cotas por defender a seleção por mérito e a idéia fundamental de que todos devem receber idêntico tratamento, vê com bons olhos a proposta do reforço escolar.
Aulas extras gratuitas não se confundem com pontos extras num concurso público. É o caso de acompanhar mais de perto as experiências de suplementação de ensino já em curso para uma avaliação mais criteriosa de sua viabilidade e expansão.
Mesmo que elas se revelem um sucesso, o poder público não estará isento de sua tarefa de melhorar a qualidade do ensino público básico. Universidades que contemplam a pesquisa, como as paulistas e a maioria das federais, por sua própria natureza se reservam a uma pequena parcela da população. Por mais democratizadas que venham a ser, continuarão atendendo a uma elite intelectual. Já uma formação básica de qualidade, essa é em princípio universalizável e deve ser perseguida por uma questão de cidadania.


Texto Anterior: Editoriais: OCUPAÇÃO DA MÁQUINA
Próximo Texto: Editoriais: DESIGUALDADE DE GÊNERO

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.