São Paulo, quarta-feira, 17 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Crise e oportunidade

BRASÍLIA - Está banalizado o clichê de associar crises a momentos de oportunidade para realizar mudanças. Mas a imagem nunca foi tão apropriada para o Congresso.
Não fosse pela atual onda de escândalos, jamais seria possível assistir a um ex-presidente da República na tribuna do Senado tentando se justificar pela contratação de um neto e de duas sobrinhas.
Além de falar de sua vida privada, José Sarney acabou se comprometendo em público com duas mudanças relevantes para o Senado. São promessas de político, mas de tão inusitadas merecem registro para posterior cobrança.
A medida mais revolucionária é um projeto de Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo. Ele propõe colocar na internet os nomes e os salários de todos os funcionários do Senado, sem exceção. No caso das nomeações políticas, a lista também estará na parede de cada um dos gabinetes dos 81 senadores, com a indicação do local de trabalho -se em Brasília ou nos Estados.
A outra providência foi apresentada por Arthur Virgílio, do PSDB do Amazonas. Sua proposta é submeter o nome do diretor-geral do Senado ao plenário da Casa. Também seria estipulado um prazo máximo para o exercício da função de funcionários de alto escalão. Nada anormal, pois são servidores à frente de um orçamento próximo a R$ 3 bilhões por ano.
As medidas, à primeira vista, parecem óbvias, banais. Nunca foram adotadas por causa de uma combinação crônica de conveniência política com ineficiência administrativa, uma marca do Senado.
Premidos pela conjuntura, os senadores podem sair da atual barafunda um pouco melhores do que quando entraram. Esse desfecho não é certo, embora a possibilidade exista. Sobretudo se Sarney cumprir as promessas anunciadas ontem. Terá de radicalizar na transparência do Senado. A ver.

frodriguesbsb@uol.com.br


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: A mão invisível -e irracional
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Ruy Castro: Rebeldes da língua
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.