São Paulo, sábado, 17 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO DE BARROS E SILVA

Café com leite

SÃO PAULO - Com a entrada de Marina Silva (PV) e a presença de um Ciro Gomes (PSB) forte no páreo, Fernando Henrique Cardoso identifica certa desorganização do quadro sucessório. Mas, ao contrário de José Serra (PSDB), que apostava na polarização precoce entre petistas e tucanos, o ex-presidente vê o desmanche temporário do Fla-Flu como algo que favorece a oposição neste momento.
Apesar das incertezas que rondam 2010, FHC tem dito a interlocutores que Serra, desta vez, está condenado a ser o candidato tucano. Parece óbvio, mas não é.
Ciro, por exemplo, acredita que o governador paulista, diante da percepção das suas dificuldades para vencer o lulismo, tenderá cada vez mais a vacilar em sua pretensão presidencial, com boas chances de, no final, trocar o risco da aventura pela reeleição certa em São Paulo.
Nada disso procede, segundo a avaliação tucana. Serra cumprirá sua sentença. Primeiro, porque é a sua vez; segundo, porque não abriu espaço para que o partido pudesse preparar Aécio Neves -e agora seria tarde. As chances de Serra, porém, estão e estarão intimamente ligadas a Aécio e a Minas Gerais, onde a eleição pode ser decidida.
O Estado de Aécio -segundo maior colégio do país- concentra quase 11% do eleitorado nacional. Nas últimas duas eleições, Lula impôs derrotas humilhantes aos tucanos em Minas: 66,4% a 33,6% dos votos contra Serra (2002); 65,2% a 34,8% contra Alckmin (2006).
Mais do que ser bem tratado por Serra, Aécio desta vez precisará convencer o eleitor mineiro a votar no seu candidato -no caso, um tucano paulista que lhe terá roubado a chance de concorrer à vaga de Lula.
É por conhecer as sutilezas desse café com leite que FHC trabalha na cozinha da sucessão para que Aécio possa ser o vice de Serra -o que, ele sabe, só poderá vir a ocorrer se, em meados de 2010, quando se definem as chapas, os tucanos tiverem chances mais do que razoáveis de derrotar o filho (ou a filha) de Lula.


Texto Anterior: Editoriais: Problemas na Dutra

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: Hipocrisia contra hipocrisia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.