São Paulo, quarta, 18 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC e a Arena rediviva

FERNANDO RODRIGUES
Brasília - Só há uma hipótese de o PFL não apoiar Paulo Maluf (PPB) para o governo de São Paulo.
Seria no caso de o candidato do PSDB, possivelmente Mário Covas, oferecer ao PFL na sua chapa as vagas de vice-governador e de senador.
Além disso, Covas teria de procurar os principais caciques pefelistas e se declarar sinceramente interessado no apoio do PFL à sua candidatura.
Quem conhece Covas sabe que essa hipótese é tão remota quanto a seleção jamaicana de futebol vencer a Copa do Mundo da França.
O curioso dessa história é os chefes do PFL insistirem em considerar, pelo menos da boca para fora, três cenários para o partido em São Paulo: apoiar Maluf, apoiar Covas ou lançar candidato próprio. Como o PFL está no poder no Brasil há quase 500 anos, manda a prudência acreditar no que dizem os seus donos.
O fato concreto, entretanto, é que o PFL deu ontem o primeiro passo concreto para a reconstrução da Arena (Aliança Renovadora Nacional).
Até início da noite de ontem, 18 políticos do PFL e do PPB já haviam confirmado presença a um jantar capitaneado por Paulo Maluf e Antonio Carlos Magalhães -dois expoentes da antiga Arena, o partido de sustentação do regime militar.
Fracionada em 79, quando os militares permitiram a criação de vários partidos, a Arena se espatifou de uma vez em 84/85, durante a campanha de Tancredo Neves a presidente. Agora, ocorre um nítido processo de reaproximação dos quadros da direita.
Em São Paulo, a eventual eleição de Maluf com a bênção do PFL será um dos passos mais importantes para PFL e PPB entrarem num processo de fusão até o ano 2000. Chegariam juntos e unidos na sucessão de 2002 como o grande partido de centro-direita liberal do país.
Não deixa de ser mais um feito do governo FHC. Destruiu a oposição de esquerda e pavimentou o caminho para a direita ressurgir. Não é nada, não é nada, é o presidente-sociólogo pondo em prática o seu projeto de país.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.