São Paulo, sábado, 18 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Um conjunto vazio

BRASÍLIA - Cumpriu-se a profecia do deputado Delfim Netto (PPB-SP) a respeito do candidato a vice-presidente de José Serra.
Delfim dizia que o tucano desejava um político do PMDB do Nordeste, com alguma densidade eleitoral e que não tivesse problemas. "É um conjunto vazio, uma impossibilidade prática." Ontem, caiu o mais cotado para ser o vice de Serra, o deputado federal Henrique Alves (PMDB-RN).
Uma reportagem da revista "IstoÉ" deste fim de semana traz informações sobre possíveis irregularidades que envolvem Henrique Alves. A cúpula do PMDB jogou-o ao mar.
O que deveria ser uma solução, para somar esforços, está sendo um martírio para Serra. Pode-se argumentar que foi melhor a acusação contra Henrique Alves aparecer agora do que no meio da campanha. Tudo bem. Mas também é verdade que o ideal era não aparecerem acusações nunca. Esse é o ponto.
A candidatura de José Serra tem passado as últimas semanas entre o ruim e o pior. Foi ruim cair para 17% na pesquisa Datafolha. Mas poderia ter sido pior se Garotinho ou Ciro Gomes tivessem passado o tucano numericamente. E por aí vai.
A opção agora comentada dentro do PMDB para ser o vice de Serra é a deputada federal Rita Camata, do Espírito Santo. Tem gente na cúpula do PT dando saltos de alegria.
Os petistas acumulam fotos e entrevistas de Rita Camata atacando a administração de FHC. Será um tormento para a campanha presidencial do PSDB, cujo mote principal é colar Serra no governo federal.
Logo o tucano, que aponta incoerência nos petistas, terá ao seu lado uma vice que passou os últimos anos atacando o governo FHC.
Talvez a frase de Delfim Netto precisasse ser ampliada. Não são apenas os políticos do PMDB do Nordeste que não preenchem os requisitos desejados por Serra. No conjunto vazio, pode estar a imensa maioria dos peemedebistas, do Brasil inteiro.


Texto Anterior: Madri - Clóvis Rossi: Falando sozinho
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: A roupa do rei
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.