UOL




São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

A síndrome de Jayson Blair

MADRI- Jayson Blair é aquele jornalista de "The New York Times" demitido, com escândalo, por inventar histórias ou por copiá-las de outros jornais e assumi-las como suas.
Temo que o jornalismo brasileiro venha sendo infectado por um tipo de mentalidade parecida.
Pego, para exemplificar, o caso do terno usado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no jantar de gala oferecido pelo rei da Espanha em contraponto à casaca vestida pelos espanhóis presentes.
Ficou no ar se houve ou gafe ou uma tola resistência ideológica.
Bobagem. Desde os primeiros acertos sobre a agenda da visita, o Itamaraty dissera ao governo espanhol que a casaca caíra em desuso fazia tempo no Brasil e que, portanto, cada delegação deveria usar o padrão habitual (casaca x terno escuro).
Não foi feita a mais leve objeção, até porque os espanhóis deixaram claro que havia antecedentes de outros chefes de Estado que usaram terno porque assim recomendava o seu próprio cerimonial.
Tão simples que a mídia espanhola não deu nem uma mísera vírgula para o contraste. Ou seja, quem está habituado à pompa e, por isso, deveria ficar chocado com o comportamento supostamente bárbaro da comitiva brasileira nem o notou.
E não é que os jornais da terra tenham ignorado a visita de Lula. Bem ao contrário. Tanto que, ontem, os dois principais jornais espanhóis ("El País" e "El Mundo") deram o principal título de capa para a "aliança estratégica" decidida entre os dois governos, além de editoriais -aliás, simpáticos em ambos os casos.
O caso da casaca x terno ilustra, temo, uma certa tendência para o espetáculo em vez da informação, para o frívolo em vez do essencial, para a interpretação apressada em vez da devida checagem.
Se é assim, sinto dizer aos companheiros que nem dá para culpar os patrões e os chefes, os suspeitos de sempre. São no máximo cúmplices, porque a síndrome começa com os que estamos na linha de frente, como Jayson Blair.


Texto Anterior: Editoriais: DOMINÓ EM HONG KONG

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Ataque e defesa 1
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.