São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editoriais

O solavanco de Obama

A QUEDA , de acordo com pesquisa da revista "Newsweek", de 12 pontos percentuais na liderança que o candidato democrata Barack Obama mantinha sobre seu rival republicano, John McCain, impressiona, mas não surpreende.
Obama perdeu a superexposição proporcionada por sua acerba disputa com Hillary Clinton, a outra postulante democrata. Após meses como centro das atenções da mídia, era natural que recuasse tão logo os holofotes das primárias se apagassem.
Outro motivo possível de desgaste, que preocupou o QG obamista, é a sensação de que o senador foi brusco em sua "guinada para o centro". Nos EUA, durante o processo de prévias, os pré-candidatos se apresentam em versões mais ideológicas, a fim de agradar à militância de seus partidos. Mas, assim que começa a campanha propriamente dita, a tendência é que vistam roupagens moderadas, com o fito de atrair a massa de eleitores que não está ligada a agremiações, cujo voto é decisivo.
Obama foi tão afoito em sua conversão que deu impressão de ter, numa única entrevista coletiva, renegado a sua posição mais emblemática, a retirada rápida das tropas americanas do Iraque. O tamanho do estrago foi percebido na hora e levou o candidato a convocar um segundo encontro com jornalistas para desmentir o que dissera pouco antes.
O risco desse gênero de correção é transmitir ao eleitorado a sensação de que Obama é mais um daqueles políticos que mudam de convicções ao sabor de conveniências momentâneas.
Independentemente dos erros e acertos de cada candidato, a campanha segue seu ritmo. É normal que, a esta altura da corrida, não despontem francos favoritos. Em setembro, após as convenções partidárias, acabam as exposições de calendário, e a disputa tende a intensificar-se.


Texto Anterior: Editoriais: Monopólio renitente
Próximo Texto: São Paulo - Fernando de Barros e Silva: A corrupção dos outros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.