São Paulo, domingo, 18 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Lula, a velha novidade

SÃO PAULO - A nova pesquisa Datafolha, que este jornal publica hoje, traz a mais velha das novidades: Luiz Inácio Lula da Silva.
O candidato do PT subiu quatro pontos -foi para 37%- e abriu dez pontos de vantagem sobre Ciro Gomes, o dobro da diferença registrada na pesquisa anterior.
Todas as especulações da semana e até uma certa lógica, até onde pode haver lógica em eleições, diziam ora que Ciro continuaria com sua aparentemente irresistível ascensão ao topo, ora que José Serra se aproximaria algo de Ciro.
Não se deram nem a primeira nem a segunda hipótese. É verdade que não seria correto dizer que Ciro parou de subir. Falta uma, digamos, série histórica mais ampla para fazer tal afirmação com segurança.
De todo modo, o ímpeto do candidato do PPS parece agora menos impressionante.
No caso de Serra, um novo recuo joga-o para o empate técnico (e quase numérico também) com Anthony Garotinho, ambos muito longe dos dois ponteiros.
Estaria, pois, cristalizada a polarização Lula/Ciro? Parte importante dos apoiadores de Serra diz que sim -claro que apenas em conversas informais. A lógica informa que, ao menos no cenário econômico, dificilmente surgirá alguma boa notícia para alavancar a candidatura governista. Resta-lhe, então, a TV.
No mais, parece cada vez mais improvável tirar Lula do segundo turno, uma hipótese que chegou a ser aventada por João Herrmann Neto, um dos lugar-tenentes de Ciro, quando seu candidato começou a subir.
Em nenhuma das três eleições anteriores que disputou, Lula entrou na reta final com uma posição tão sólida. E o segundo turno promete reeditar 1989: dois candidatos fortemente críticos do governo de turno, ainda que Lula se mostre mais e mais cauteloso na linguagem.


Texto Anterior: Editoriais: MERGULHO À JAPONESA?


Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde : Agora ou nunca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.