São Paulo, domingo, 18 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

Agora ou nunca

BRASÍLIA - Ao encerrar a série dos candidatos a presidente na Folha, sexta-feira, José Serra parecia um professor aplicado falando para uma platéia igualmente aplicada. Lá pelas tantas, discorreu sobre a Alca, seus prazos, suas implicações, e vangloriou-se: "Estudei direitinho".
É verdade. Todos reconhecem que Serra estudou tudo direitinho: a Alca, a saúde, a economia, o crescimento, os rumos, os gargalos. Está bem preparado para ser presidente.
O problema, como o sociólogo FHC identificou lá atrás e foi publicado aqui, é o estigma: "Serra seria um bom presidente, mas é um mau candidato". Não é, porém, vítima apenas dele próprio. É também vítima das circunstâncias.
O mar não está para candidato governista. Poderia ser Tasso, Paulo Renato, Aécio, fosse quem fosse. E Serra ainda piorou tudo ao tentar ser meio governo. Perdeu parte do apoio que viria pela gravidade e não ganhou os apoios que são naturalmente oposicionistas.
A situação da candidatura é dramática numa semana crucial. Amanhã, FHC recebe os candidatos, um a um. O foco, claro, estará sobretudo em Lula, fortalecido pelo Datafolha de hoje, e em Ciro Gomes, que precisa calibrar melhor o tom de oposição e a sedução das elites. Mandar o mercado "se lixar" num jantar com o mercado não parece prudente.
Na terça, será disparado o derradeiro míssil para salvar a candidatura tucana: os programas de rádio e de televisão. Serra tem mais tempo, mas será que o fator tempo é o fundamental? Eis uma dúvida.
No PT, no PSDB e entre "experts" em eleições, Serra ainda não está morto, mas está difícil crer em recuperação. É agora ou nunca. Ou ele tem chances de ser presidente, ou vai se contentar em ser um grande eleitor. Lula conta com isso. Ciro trabalha contra isso. Antes de partirem um contra o outro, ambos espiam Serra.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Lula, a velha novidade
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Soberania ameaçada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.