São Paulo, segunda-feira, 18 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

O PT vai perder. E daí?

BRASÍLIA - Está em curso uma pré-avaliação sobre as possíveis derrotas do PT em São Paulo e em Porto Alegre, as capitais em que o partido de Lula pode tomar uma sova.
Como diria o conselheiro Acácio, ganhar é sempre melhor do que perder, mas não tem conexão com a realidade a avaliação de que o PT e Lula sairão como os grandes derrotados das eleições deste ano se ficarem sem São Paulo e Porto Alegre.
Haverá desgaste político, como em toda derrota. Mas sua causa tem de ser debitada na conta de Lula, inábil ao apoiar Marta Suplicy de maneira atabalhoada. O presidente foi mal assessorado -já é uma praxe. Seu voluntarismo não funcionou. Só valorizou a eventual vitória de José Serra e de Geraldo Alckmin.
A história recente está aí para provar a desconexão de grandes derrotas nas capitais com um fracasso na disputa presidencial. Em 1996, José Serra apanhou feio do PT e do malufismo. Não conseguiu passar ao segundo turno da eleição paulistana.
Dois anos depois, FHC foi reeleito presidente da República no primeiro turno, com o apoio do malufismo, do PMDB e quejandos.
Por que a derrota de Serra em 1996 e do PSDB em várias capitais não afetou a reeleição de FHC em 1998? Simples. A economia cresceu 4,2%, 2,7% e 3,3% em 1995, 1996 e 1997. A inflação anual nesse período foi espetacularmente declinante, de 23,17%, 10,04% e 4,83%.
Em 1998, o Plano Real e seu câmbio sobrevalorizado estavam apodrecidos. Não importou. O empuxo dos três anos anteriores e uma aliança ampla reelegeram FHC.
A mesmíssima regra vale para Lula. A aliança ampla o PT não tem, mas compensa-a, em parte, com a estrutura quase profissional e com a rigidez gerencial de seus diretórios, algo que os tucanos nunca tiveram.
A economia crescerá perto de 4,5% neste ano. Se repetir a dose em 2005, Lula dá grande passo para sua reeleição. Terá de encontrar um emprego para Marta Suplicy, mas esse, convenhamos, é seu menor problema.


Texto Anterior: São Paulo - Vinicius Torres Freire: Miséria, burrice e crueldade
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: O menino triste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.