São Paulo, quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

RUY CASTRO

Mufa queimada

RIO DE JANEIRO - Tomo um táxi em Botafogo. No painel, de frente para o passageiro, o motorista tem um aparelhinho de TV, de três polegadas, ligado na novela. Às vezes, enquanto dirige, tira o olho da pista e arrisca uma espiada. É quase de noite, começa a chover e o trânsito fica mais pesado. Vida dura.
A TV compete em volume com o som da central de táxis, que entra por outro aparelho no painel. Uma voz feminina, ligeiramente fanha, dá informações sobre um engarrafamento na Gávea, convoca alguém a atender o cliente que pediu um carro na rua xis, numeral ipsilon, no bairro Peixoto, e fala num código cheio de Qs, Ss e Ls. Chamado a responder, o motorista dá um clique no aparelhinho, o qual se transforma num fone, e responde no mesmo código.
Toca o celular em seu colo, e ele avisa à patroa que vai deixar o passageiro no Leblon e depois pegar o túnel e ir para casa. Diz que não pode falar porque está dirigindo. No primeiro sinal vermelho, abre um joguinho no celular, que, pelo meu ângulo de visão, parece aquele da galinha tentando atravessar a rua. (Depois fiquei sabendo que esse jogo não existe há mil anos.) Enfim, abre um joguinho no celular e entrega-se a ele em todos os sinais. Incrível, o homem não desliga.
Por um adesivo no para-brisa, vejo que ele é Vasco, clube que há anos ganha e perde em igual proporção -ou seja, exige um bocado do seu torcedor. Pensei comigo: esse motorista, coitado, é candidato certo à "síndrome de burnout".
É o transtorno da moda, você sabe. Ocorre em pessoas que não relaxam, que ficam profissionalmente ligadas o dia inteiro, e provoca estresse, depressão, até câncer. "Burnout" pode se traduzir, talvez, por "mufa queimada".
O motorista liga para a mulher. Dá uma risada e solta: "Dagmar, manda ver no boião!". Pelo visto, enganei-me. Que síndrome de "burnout", que nada!


Texto Anterior: Brasília - Valdo Cruz: Cenário benigno
Próximo Texto: Antonio Delfim Netto: Diferença

Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.