São Paulo, quinta-feira, 19 de março de 2009

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Editoriais

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Nem meio caminho andado

A SECRETARIA de Estado da Educação divulgou os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp) de 2008. Esse instrumento de avaliação das 5.183 escolas estaduais foi criado no ano passado, combinando o desempenho dos alunos nas disciplinas de português e matemática -medidos em exame anual- com as taxas de aprovação.
Essa segunda edição do levantamento permite, pela primeira vez, checar o cumprimento de metas por escola. Esse é um dos méritos do estudo: pais e alunos poderão acompanhar a evolução dos colégios. Além disso, o Idesp será um instrumento valioso da secretaria para a qualificação dos professores e funcionários: pela primeira vez eles receberão um bônus, de acordo com a assiduidade e o cumprimento de metas.
Os dados indicam que 71,4% das escolas atingiram pelo menos parcialmente suas metas. Mostram também que as séries iniciais são as que menos reagiram. Nada menos que 49% das escolas registraram índices iguais ou inferiores ao ano anterior para essa fase escolar.
Em uma escala de 0 a 10, o índice para esse primeiro ciclo passou de 3,23 para 3,25 -a meta da rede estadual nesse indicador é de 7 na série final, em 2030. O melhor desempenho foi registrado no ensino médio -o indicador passou de 1,41 para 1,95 (meta de 5 para 2030).
Esse números reafirmam que ainda existe um enorme caminho a ser percorrido. Em nenhum dos três ciclos a média atingiu nem sequer a metade do objetivo de longo prazo.
O Idesp firma-se -ao lado do Ideb, do governo federal- como ferramenta valiosa para avaliar as instituições e planejar as políticas educacionais. Não deve ser interpretado, evidentemente, como solução. Limita-se a facilitar o diagnóstico do problema e o acompanhamento de sua evolução no tempo.


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