São Paulo, segunda-feira, 19 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO DE BARROS E SILVA

Noivas, padrinhos, eleições

SÃO PAULO - Descontadas pequenas oscilações, o quadro da sucessão paulistana está estabilizado. Havia, entre serristas, a expectativa de que Alckmin pudesse cair um pouco, começando a abrir desde já o caminho para Kassab passar. Não caiu e segue na liderança ao lado de Marta Suplicy, mostra o Datafolha.
Havia também, na seara alckmista, a expectativa de que o prefeito pudesse encalhar, mas de tal maneira que não deixasse muitas dúvidas sobre sua pouca condição de ser um nome à altura para enfrentar o PT. Também isso acabou frustrado.
Diminuiu a reprovação à gestão de Kassab, ao mesmo tempo em que sua candidatura exibe discreta tendência de alta. O prefeito, porém, ondula com apenas metade das preferências dos seus rivais e sua tênue ascensão se dá até aqui sem que roube nada dos líderes.
A estabilidade dos números é sinal de que o eleitor ainda não se ocupa da eleição. Para os candidatos, ainda não é o momento de buscar votos, mas de caçar apoios e garantir tempo de TV. No mês das noivas, quem até agora se sai bem é Kassab. Está montado numa máquina de guerra eleitoral. Tem a prefeitura, tem o governador como padrinho, tem como aliados o PMDB de Quércia, o PR e o PV.
Atropelado pelo "bonde do Serrão" -a perspectiva de poder que já se arma em torno do governador-, Alckmin teve de se contentar com o PTB, do notório Campos Machado. A parceria tem a mão invisível de Ciro Gomes, unido ao quixote tucano no projeto de destruir Serra.
Marta, por ora só, ficou refém do "bloquinho", cujo preço subiu. Aldo (PC do B) não arreda o pé de sua aventura e o PSB veta, por razões várias, Erundina como vice da petista. É possível que Marta acabe abraçada só ao PDT de Paulinho, levando de brinde o bafo da PF.
Chama a atenção a distância olímpica que Lula mantém da disputa. Deixou o PMDB e o PR caírem no colo de Kassab e não fez um único gesto pela ministra. Mas estará no altar como padrinho se perceber que ela tem chances reais de vitória.


Texto Anterior: Editoriais: Acomodação criteriosa

Próximo Texto: Brasília - Valdo Cruz: Pode?!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.