UOL




São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

O aprendiz de Acácio

RIO DE JANEIRO - Durante quase oito anos, pelo menos uma vez por semana, o cronista criticava o ex-presidente FHC, acusando-o de imitar, com inexplicável frequência, o conselheiro Acácio, aquele personagem de Eça de Queiroz que acreditava ter descoberto a pólvora cada vez que dizia, com pompa e em qualquer circunstância, coisas banais, que todos sabemos. Exemplos: o todo é maior do que a parte, dois mais dois são quatro.
Estão acusando o atual presidente de imitar, no pior, o ex-presidente, que, afinal, é professor universitário e foi considerado, em seus piores momentos, uma espécie de déspota esclarecido pelos seus áulicos.
Lula não dispõe de currículo igual, embora seja portador de credenciais que o levaram merecidamente à Presidência da República. Daí que não se justifica a tendência de descobrir a pólvora como Acácio e FHC. Semana passada, ele centrou um de seus incontáveis pronunciamentos informando à nação que "na economia não há mágica". Dois mais dois são quatro mesmo.
Foi preciso chegar lá, ou seja, onde agora está, para se certificar de que a economia não é uma cartola de onde um mágico de mafuá possa tirar coelhos. E diga-se, a bem da verdade: ninguém está exigindo de Lula uma performance dessas. Ele fica melhor de boné do que de cartola -e de seu boné de ex-operário ainda deve sentir o cheiro do suor de seu trabalho.
Economia não se faz com mágicas -Lula acaba de descobrir isso- mas ela é condicionada pela relação articulada e harmoniosa entre o capital e o trabalho. Privilegiar o capital, como fez FHC e como Lula está fazendo, produz exatamente o brejo em que fomos parar.
Lula não precisa fazer mágicas. Basta cumprir o que prometeu durante tantos anos de militância política. Ainda que consiga apenas a metade, ou menos do que a metade, já terá sido um grande presidente.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Apareceu a margarida
Próximo Texto: Daniel Bramatti: Blecaute na segurança
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.