São Paulo, quarta, 20 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

Sorrisos
"Cento e sessenta milhões de pessoas preocupadas, desempregadas, falidas, miseráveis; devia ser por isso que as seis figurinhas da Primeira Página da Folha de ontem estavam dando gargalhadas."
Mario Treves (São Paulo, SP)

Economia e Policarpo Quaresma
"Lendo o romance "Triste Fim de Policarpo Quaresma', de Lima Barreto, encontrei um trecho bastante interessante, se relacionado ao momento político e econômico do país. Como instrumento de reflexão para o leitor da Folha, ei-lo: "Os governos, com os seus inevitáveis processos de violência e hipocrisias, ficam alheados da simpatia dos que acreditam nele; (...) esquecidos de sua vital impotência e inutilidade, levam a prometer o que não podem fazer, de forma a criar desesperados, que pedem sempre mudanças e mudanças.'"
Sílvio Diogo Lourenço dos Santos (Uberaba, MG)

FHC pelo avesso
"Até que enfim apareceu alguém para escrever em nossa imprensa, com a lucidez e a coragem de Celso Antônio Bandeira de Mello (pág. 1-3, Opinião, ontem), que FHC "tornou-se o mais importante líder da direita que o país jamais teve'. Desde que se uniu a ACM, ele vendeu a alma e nos traiu a todos que nele acreditamos na eleição de 94.
No governo confirmou a tese de Florestan Fernandes, repetindo Gramsci: "Os sociólogos-intelectuais são destituídos de potencialidade para a ação prática, para a administração pública e para o governo' ("A Sociologia no Brasil', Vozes, 1977, p. 266-7).
Tenho a convicção de que, se FHC estivesse hoje no seu devido lugar -a academia-, estaria pedindo a renúncia do presidente FHC, ou melhor, como bem colocou Bandeira de Mello, a renúncia de CHF -o oposto de si mesmo em que se transformou."
Délcio Vieira Salomon (Belo Horizonte, MG)

Produtos nacionais
"O governo conclama nossas indústrias a serem competitivas com o mercado internacional, equiparando-se a ele em preço e qualidade. Concordo plenamente. Mas dois anos atrás, apesar de os meus eletrodomésticos ainda estarem funcionando bem depois de 25 anos, resolvi adquirir novos equipamentos, das melhores marcas.
Em menos de um ano todos -geladeira, freezer, fogão, lavadora, microondas- apresentavam defeitos. Terá nossa indústria inventado aparelhos domésticos descartáveis?"
Ruth Reveca Rejtman (Taboão da Serra, SP)

Oposição sumida
"Vejo o governo dizer que está lutando da forma como pode. Mas fico pensando: por onde anda a oposição? Oposição séria, não a que pede a renúncia de um presidente que há três meses foi eleito em primeiro turno, leia-se Leonel Brizola; não a oposição do sr. Itamar Franco, claramente eleitoreira.
O que procuro e não acho é uma oposição que venha a público não para dizer o que foi feito de errado, mas para mostrar a solução a ser adotada agora.
É importante para a população ter uma segunda opinião."
Jorge Luís de Camargo (Santo Antônio da Platina, PR)

Itamar Franco
"O que Itamar está fazendo com o Brasil é o mesmo que os republicanos estão fazendo com Clinton: só querem bagunçar o coreto. Politicalha no duro."
Bras Martins (São José do Rio Preto, SP)

Economia
"Agora que o país acaba de perder bilhões em uma semana, que tal fixar o novo teto salarial do funcionalismo público? Quando receberam o dinheiro do FMI, trataram logo de aumentar seus próprios salários. Por que agora não fazem o caminho inverso?
Diante da falência, é preciso rebaixar os salários, pois não é o que os funcionários privados estão tendo que aceitar para manter seus empregos?"
Errold Klotz (Blumenau, SC)

Estradas ruins
"Não é de espantar que o Brasil seja um país a caminho do Quarto Mundo, com pessoas tão conformadas como o leitor Herminio Zonta ("Painel do Leitor', 9/1), que, dando sua opinião sobre as estradas paulistas, compara-as com outras piores. Deveria, sim, exigir uma estrada de altíssimo nível."
Marta Ribeiro (São Paulo, SP)

Educação e Pelé
"Num país onde os pais chegam a ficar vários dias na fila para conseguir uma vaga para seus filhos estudarem (direito garantido na Constituição), não chega a espantar a propaganda de Pelé na TV. Em vez de usar sua notoriedade para denunciar a desastrosa política educacional de FHC, presta-se a fazer um "marketing' do governo tal como fez quatro anos atrás."
João Paulo Passarelli (São Paulo, SP)

Novo arcebispo
"A igreja do Brasil e a igreja de Fortaleza recebem de Deus um grande presente, que foi a nomeação do carismático d. José Antonio Tosi Marques como arcebispo. O povo jauense e barra-bonitense se alegra com mais um dos seus filhos que se destaca."
Daniel Cristiano Nicolini (São Paulo, SP)

Fernando Pessoa e Cony
"Carlos Heitor Cony costuma referir-se à frase "Navegar é preciso, viver não é preciso' considerando que Fernando Pessoa cometeu um plágio. Isso não é verdade. Embora Fernando Pessoa não tenha atribuído uma autoria específica, deixa evidente que a frase não é sua, citando-a entre aspas. Diz Fernando Pessoa no início de "Palavras do Pórtico': "Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: "Navegar é preciso, viver não é preciso"."
Maria Helena Belisário (São Paulo, SP)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.