UOL




São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Meninges avariadas

RIO DE JANEIRO - Nos anos mais antigos do passado -e já naquela época não entendia o mundo-, sempre que se esbarrava com um tipo estranho, com idéias igualmente estranhas, não com um louco, desses que fazem discursos cheios de som e fúria que nada significam, mas simplesmente com um desequilibrado mental, comentava-se em voz baixa: "Ele teve meningite em criança!".
Era uma explicação, um diagnóstico fácil de ser comprovado. Quem não morria de meningite ficava avariado para o resto da vida. As meninges inflamadas impediriam que ele pensasse e agisse dentro dos padrões da normalidade.
As últimas aparições do presidente George W. Bush nas telinhas de todo o mundo revelam que suas meninges, se não estão avariadas por uma infecção infantil, estão cansadas, exaustas pela dura vida de adulto e de presidente de uma grande nação.
O resultado é o mesmo. Com as meninges avariadas, qualquer um faz e diz coisas absurdas, como fez Bush na última segunda-feira, quando mandou que Saddam Hussein e sua família saíssem do Iraque, na base do "ponha-se lá fora!". Caso contrário, suas tropas chegariam a Bagdá e o ditador local, se não fosse morto na hora, seria colocado numa jaula e exibido como aberração da natureza nos principais jardins zoológicos dos Estados Unidos.
Segundo Bush, a profilática operação dará democracia ao povo iraquiano, a mesma democracia que os Estados Unidos ajudaram a suprimir durante anos em tantos países, inclusive o Brasil.
Tampouco importa que a boa ação de Bush tenha um altíssimo custo de vidas humanas nos dois lados da guerra. E que não apenas ameace a já ameaçada economia mundial mas crie motivações e condições para novos atentados que poderão fazer o World Trade Center parecer uma encenação inocente produzida para um próximo filme de Spielberg.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Tão perto, tão longe
Próximo Texto: Otavio Frias Filho: Hora H
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.