São Paulo, segunda, 20 de outubro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LUZ NA GUERRA BRITÂNICA

O encontro do primeiro-ministro britânico Tony Blair com o católico norte-irlandês Gerry Adams, líder do Sinn Fein -braço político do Exército Republicano Irlandês-, marcou o fim de iniciativas tímidas do Reino Unido em relação à Irlanda do Norte. Havia mais de 70 anos um chefe de governo do Reino Unido não se reunia com o Sinn Fein. Os conflitos que pretendem dar fim ao domínio britânico sobre a Irlanda do Norte e à união com a República da Irlanda já mataram milhares de pessoas.
Apesar de toda a violência, o problema não se resolve pelo voto, já que a maioria dos habitantes da Irlanda do Norte é contra a independência. A disputa política entre republicanos, que lutam pela separação do Reino Unido, e unionistas é permeada por um debate religioso. Cerca de 58% da população da Província do Ulster, a Irlanda do Norte, é formada por protestantes favoráveis ao domínio britânico. Os outros 42% são católicos romanos, em geral republicanos, e consideram-se discriminados na política e no trabalho.
Com a promessa de que a população da região terá a palavra final, Blair conseguiu convencer David Trimble, líder do maior partido unionista, a se encontrar com Gerry Adams. Mas a possibilidade de Trimble recuar não pode ser excluída, bem como um retorno do IRA às estratégias violentas.
Em se tratando da Irlanda, porém, ganha-se a paz a cada dia em que se prolonga o cessar-fogo. A esperança britânica é de que com o tempo se consiga sedimentar a trégua.
Isso, entretanto, não eximirá o governo de Tony Blair de conceder à Irlanda do Norte ao menos uma autonomia maior, sob o risco de fracassar em sua tentativa de resolver um problema que já desafiou todos os seus antecessores.





Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.